Press "Enter" to skip to content

“Estamos hoje com um déficit de 36%”, diz diretora da Hemorrede de Goiânia

Última atualização 21/12/2020 | 22:41

Nesta segunda-feira, 21, o Diário do Estado conversa com a diretora técnica da Hemorrede Pública de Goiás, Ana Cristina Novais, sobre um tema bastante urgente: a doação de sangue. A três dias do Natal, o ato de doar sangue é mais uma das boas ações que podem ser feitas nesta época do ano.

“A captação de sangue é um trabalho contínuo, diário. Estamos na véspera do Natal e Ano Novo e já tem 20 dias que estamos trabalhando neste período”, conta Ana. Mesmo assim, não é o melhor momento para os bancos de sangue do estado: “Não só no estado de Goiás mas no mundo inteiro observamos uma queda nas doações. A pandemia causou essa situação e estamos hoje com um déficit de 36%”. Segundo Ana Cristina, este número chega a 70% em alguns locais do Brasil. “A gente sempre elogia e agradece o doador goiano que tem contribuído”, conta.

“Final de ano é delicado porque as pessoas viajam mais, bebem mais e consequentemente passam a ter mais acidentes domésticos, automobilísticos… é obvio que isso aumenta a nossa demanda”. As plaquetas, que são extremamente usadas em momentos de hemorragias graves, duram apenas 5 dias no banco, enquanto o plasma dura 1 ano e as hemácias duram 48 dias, segundo explica a diretora. “A própria Covid tem causado também esta demanda por plaquetas, além da dengue”, pontua.

E qual o risco de sair para doar sangue? “Desde o início da pandemia, as medidas que foram solicitadas, tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Organização Mundial da Saúde, foram implementadas e são seguidas para que haja a segurança do doador (…) esta é nossa grande preocupação”, avisa.

Onde e como doar:

As unidades da Hemorrede em Goiânia e no interior, localizadas em Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, funcionarão em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8 às 12 horas. Nos feriados dos dias 25 e 1º as unidades estarão fechadas para atendimento ao público. Nos demais dias o funcionamento segue normal das 8 às 18 horas.

Foi criado o serviço de agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457.

Os requisitos básicos para doar sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.