Os moradores de Anicuns e Aragoiânia já podem se inscrever para participarem do programa Aluguel Social do Governo de Goiás, que irá disponibilizar o auxílio de R$ 350 durante 18 meses. Ao todo, a Agência Goiana de Habitação (Agehab), irá oferecer 250 benefícios para as famílias dos dois municípios, sendo 100 para Aragoiânia e 150 para Anicuns. Não há data limite para se inscrever, que seguem até todos os cadastros serem preenchidos.
A população interessada pode acessar o edital no site da agência e conferir se atendem aos requisitos do programa, como possuir o CadÚnico, ter mais de 18 anos ou ser emancipado, estar em situação de vulnerabilidade social e morar há mais de 3 anos no município. (Clique e se inscreva)
Os candidatos também precisam ficar atentos na hora de preencher os dados no momento da inscrição, para que informações erradas não prejudiquem o processo de seleção. Após a inscrição, as equipes de cadastro da Agehab vão avaliar as informações prestadas, validando ou negando a candidatura. A fase seguinte é de envio dos documentos que comprovam a situação do beneficiário. A orientação é que o interessado leia o edital ou peça ajuda de um familiar ou amigo para entender essas informações antes de realizar a inscrição.
Programa
O programa foi criado em novembro do ano passado e atualmente atende 45 municípios, segundo o presidente da Agehab, Pedro Sales. Para ele, o governo está dando condições para que as famílias possam arcar integralmente ou parcialmente com aluguel, trazendo alivio a vida financeira do beneficiado.
“Temos relatos de pessoas que, com o auxílio, procuraram casas um pouco melhores para morar, outros que, com o dinheiro que economizaram, estão melhorando a alimentação dos filhos. Há ainda aqueles que estão guardando o dinheiro ou se capacitando para melhorar a renda. É muito gratificante saber que estamos chegando nas famílias que realmente precisam e ajudando a melhorar suas vidas”, disse.
Os recursos do Aluguel Social são provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria. A meta do Governo de Goiás é alcançar pelo menos 30 mil famílias com o benefício.