Estátua de Noel Rosa será retirada para conserto após vandalismo em Vila Isabel
A estátua de Noel Rosa, no Largo do Maracanã, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, será retirada para reparos após sofrer novos atos de vandalismo. A escultura, que homenageia o compositor e reproduz a clássica cena do samba “Conversa de Botequim”, teve parte de suas peças furtadas ou danificadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação, a garrafa que ficava sobre a mesa foi levada por criminosos. Os pés das cadeiras também foram arrancados, e a mão do garçom que compõe o conjunto apresenta trincas, o que indica uma possível tentativa de furto.
A retirada do monumento deve acontecer até quarta-feira (23), com o uso de um caminhão especial para o transporte. Um registro de ocorrência foi feito na 20ª DP (Vila Isabel). Este é o segundo furto contra o monumento neste ano: em abril, oito adornos das cadeiras já haviam sido levados.
Diante dos danos recentes, o secretário de Conservação Públicos do Rio, Diego Vaz, determinou a remoção da obra para que o artista responsável possa restaurá-la. Segundo ele, o objetivo é garantir a preservação do monumento, que será devolvido à população. Inaugurada em 1996, a obra é considerada o primeiro monumento interativo da cidade. A escultura mostra Noel Rosa sentado à mesa de um bar, sendo servido por um garçom, e conta com uma cadeira vazia para que visitantes possam interagir e tirar fotos.