Estilista francês Pierre Cardin morre aos 98 anos

Nesta terça-feira, 29, o estilista francês Pierre Cardin morreu aos 98 anos no hospital de Neuilly-sur-Seine, ao lado de Paris. A morte foi confirmada pela família para a Agência France Presse, porém não foi informada a causa.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin já não está. O grande costureiro que foi, atravessou o século, deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não apenas isso”, escreveu a família no comunicado. “Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida.”, acrescentou.

O estilista, vanguardista, foi um dos responsáveis pela retomada da alta costura na França pós-guerra e ícone do “prêt-à-porter”. Ele também introduziu grandes tendencias na moda, como as coleções exclusivamente masculinas e as peças unissex.

Cardin também se popularizou na Ásia e nos Estados Unidos. Além da moda, ele possuía negócios de hotelaria, perfumaria e restaurantes, os quais fazia questão de administrar.

Em 2019, um documentário em sua homenagem foi exibido no Festival de Veneza. O “House of Cardin”, de P. David Ebersole e Todd Hughes, mistura momentos de sua carreira e sua vida pessoal.

Entre seus principais trabalhos estão a criação dos figurinos do filme “A bela e a fera” (1946), quando trabalhava na casa Paquin, em Paris, da renomada estilista Jeanne Paquin. Ele também foi o primeiro funcionário de Christian Dior e colaborou na criação do tailleur Bar, uma das peças mais renomadas da marca.

Em 11950 ele criou seu próprio ateliê. Entre suas peças mais famosas está o “vestido bolha”. O estilista vestiu diversos famosos como os Beatles, a atriz Jeanne Moreau, com quem se relacionou por quatro anos, a atriz Charlotte Rampling e a bailarina Maya Plisetskaya.

Foto: MARCO BERTORELLO / AFP

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: Emocionante história de conexão e resgate

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: “Embaixo da casa”

Anitta relatou que Charlie, seu cachorro, sumiu na noite de Natal e descobriu que ele estava sob a sua mansão, localizada no Rio de Janeiro. A cantora se emocionou ao contar que encontrou o seu cachorro Charlie, que sumiu durante a noite de Natal. A poderosa detalhou que ouviu um latido parecido com o de Charlie durante a madrugada, mas foi desacreditada de que era de seu pet e foi dormir. Já de manhã, depois de horas procurando o mascote, um primo de Anitta relatou que ouviu o chamado do cão, mas não sabia de onde vinha.

Foi, nesse momento, que ela percebeu que o som vinha do chão. “Meu cachorro cavou um buraco para embaixo da casa, provavelmente com medo dos fogos, e não conseguiu mais sair”, declarou, explicando que ligou para o Corpo de Bombeiros para buscar ajuda. A cantora explicou que buscou ajuda espiritual para que o animalzinho fosse resgatado e a sua cartomante explicou que ela precisaria se conectar com o cachorro. Por conta das horas que passou no buraco, ela declarou que o animal não tinha forças para caminhar.

“A única forma de ele sair dali era ele mesmo encontrar um caminho de alguma forma para um lugar em que o bombeiro pudesse alcançar ele, porque existia um limite onde só quem cabia ali era o cachorro”, contou. A forma que Anitta encontrou para ajudar Charlie a sair do buraco foi meditação, para se conectar com ele, e a utilização de incensos e uma música para se acalmar. Ela foi colocando o cheiro para guiar o animal, mentalizando o caminho que ele precisava seguir e conseguiu levar o mascote ao caminho certo.

Quando abraçou seu pet, a cantora começou a chorar. Anitta surpreendeu os fãs nesta terça-feira e posou de vestido verde e brilhante. Ela e o cachorro Galgo Italiano, Plínio, celebraram o Natal junto da família. É importante destacar que, ao se deparar com a situação de seu cachorro preso embaixo da casa, Anitta não mediu esforços para garantir a segurança e o resgate do seu amado pet. O caso serviu para mostrar a importância da conexão entre humanos e animais, e a dedicação da cantora em garantir o bem-estar de seus companheiros de quatro patas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp