Belo Horizonte – As atividades no Expo Minas durante a 23ª edição do Minas Trend continuam até sexta-feira (02) com expositores em 246 estandes, incluindo 191 marcas entre vestuário, acessórios, calçados e bolsas.
Apesar da movimentação mais tranquila do que as edições anteriores, a organização do evento prevê uma margem de negócios de cerca de 200 milhões. Outras atividades como palestras e um espaço voltado somente para gastronomia também são atrativos para quem está acompanhando o evento, porém, o line-up de desfiles foi bem enxuto nesta edição.
Durante dois dias sete apresentações que incluiu a Trend Bijoux, o Sindicato de Bijoux de Minas Gerais, o coletivo Alagoas, Victor Dzenk, Patricia Motta, Denise Valadares, Chris Contigo e Manzan mostraram um pouco das tendências da moda mineira para o Inverno 2019.
Queridinho da moda mineira, e talento expoente no Brasil por seu minucioso trabalho de estamparias, Victor Dzenk viajou até Portugal para trazer para a passarela as referências para a sua coleção de inverno 2019, apresentada no Minas Trend. O tema usado desta vez foi Alcarve e contou com a presença marcante de estampas floral, compondo uma rica relação com a estética portuguesa. Dzenk também buscou referência na tapeçaria Arraiolo e fez releituras do azulejo, da cortiça, do animal print floral, das maxi e mini estampas, além do clássico listrado que ganhou cores mais fortes e marcantes.
Nude, vermelho, bordeaux, cinza chumbo, verde fazem parte da cartela de cores e o novo bordado também promete ser um hit da estação. São tecidos em que a superfície tem brilho próprio. Victor trabalhou também com aplicações de bordado de linha e macramê, que formam desenhos geométricos lindos sobre a pele.
Moda Western – Ao que tudo indica o tema Western (country) é uma tendência forte para o Inverno 2019 e ele apareceu com destaque na passarela desta 23ª edição do Minas Trend pelas mãos da estilista Denise Valadares. Nova no pedaço, a sua marca homônima foi fundada há apenas três anos, e ela já é apontada como uma das grandes revelações do mercado da moda mineiro.
Para o desfile, a Denise apresentou uma coleção que une o despojamento do street style ao trabalho handmade dos bordados para dar vida a looks glamurosos, elaborados e cheios de personalidade. Aliás, os bordados é uma técnica que a Denise domina. Eles são delicados e feitos à mão que identificam a grife continuam fortes, criando modelos nada óbvios, em versões florais, geométricas, abstratas e franjadas.
A cartela vem sóbria e pincelada por tons de preto combinados com branco, grafite, jeans e vinho. As modelagens se alternam entre as justas, amplas e oversized, que vão do dia à noite de maneira cool, low profile e sofisticada.A coleção é pontuada pelo western e o estilo folk, que foram transcritos nas peças e inspiram shapes e motivos bordados.
Para desenvolver os looks, Denise Valadares prioriza a matéria-prima nacional e a atividade colaborativa. A marca possui também um viés sustentável e, para o Minas Trend, apresentou um tipo de jeans impermeável cujo processo de produção gera menos impacto ambiental. O tecido foi fornecido pela Cedro Têxtil, empresa parceira da grife e apoiadora do seu desfile.
Márcio Garcês viajou até Belo Horizonte à convite do Minas Trend.
Agradecimentos Hotel Ouro Minas Palace.
Fotos: Agencia Fotosite