Estreia de Carrascal fará torcedor do River ver o Flamengo: “Vi poucos com tanta facilidade para driblar”
Argentino de Buenos Aires tem o meia colombiano como grande ídolo, manda recado para rubro-negros e vê espaço para uma dupla com Arrascaeta: “Eles podem se complementar facilmente”
Carrascal vive expectativa para estreia no Flamengo: “Um pouco ansioso e muito motivado” Carrascal vive expectativa para estreia no Flamengo: “Um pouco ansioso e muito motivado”
“Carrascal é meu pastor e nada me faltará”. A frase está na biografia do perfil de um torcedor argentino fanático do River Plate, mas que a partir desta quarta-feira vai ser “obrigado” a ver também todos os jogos do Flamengo. Isso porque o meia colombiano, que é seu grande ídolo no futebol, deve estrear com a camisa rubro-negra contra o Inter, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores.
— Estou com raiva do Flamengo porque o Carrascal certamente jogará contra o River em algum momento, e sei que ele vai nos fazer um gol. Dói vê-lo em um time que é rival direto do River. Vi a maioria dos jogos do Carrascal na Rússia, acompanhei toda a sua temporada de 2023 pelo CSKA Moscou. Dava prazer grudar na tela e ver como, nas poucas vezes em que ele tocava na bola, deixava lampejos de craque. Provavelmente assistirei a todos os jogos do Carrascal no Flamengo e também comprarei a camisa dele — disse ao ge o argentino, que na época da contratação postou:
Torcedor do River Plate lamenta contratação de Carrascal pelo Flamengo — Foto: Reprodução / X
— Não falem comigo, é o pior dia da minha vida”.
Morador de Buenos Aires, o torcedor tem 20 anos e é figura assídua nos jogos no Monumental de Núñez. Mas nas redes sociais, onde frequente desde 2020 e tem cerca de 200 mil seguidores no X (antigo Twitter), se identifica só como “Fran” ou “Frabigol” e mantém o anonimato até para a torcida do River por uma promessa: só vai divulgar sua identidade quando o time voltar a ser campeão da Libertadores. Por isso pediu à reportagem para não revelar seu nome. As fotos que posta no estádio geralmente são só sua silhueta ou uma montagem com a face do Carrascal cobrindo o seu rosto.
Mas da onde vem essa idolatria? Carrascal jogou no River Plate entre 2019 e 2021. Não esteve na última conquista do clube na Libertadores, em 2018, mas em sua passagem foi campeão da Recopa Sul-Americana, do Campeonato Argentino, da Copa Argentina, da Supercopa Argentine e do Troféu dos Campeões. Só que curiosamente a admiração de Fran pelo meia colombiano começou antes:
— Minha história com o Carrascal é curiosa. A primeira vez que o conheci foi através do Football Manager, jogando por um time do Brasileirão. Eu o trouxe e ganhei a Libertadores. Alguns meses depois, em janeiro de 2019, lembro de estar de férias, ligar a TV e ver que o River Plate estava trazendo ele da Ucrânia. A partir daí, passei a considerá-lo meu jogador favorito. Pelo meu gosto pessoal, ele é um dos melhores pelas coisas que fazia. Me encanta esse tipo de jogador. Como disse Marcelo Gallardo (técnico do River): “Cada vez que a bola chega até ele, o estádio inteiro fica de pé esperando que algo aconteça”.
Na base do Millonarios, na Colômbia, um técnico chamado Ricardo Lunari chegou a enxergar em Carrascal um estilo parecido ao craque argentino Riquelme. Não sei se tem coração envolvido, já que se trata de um dos grandes ídolos do rival Boca Juniors, mas Fran discordou com veemência e o comparou mais com dois brasileiros:
— De jeito nenhum. Se eu tiver que definir Carrascal é complicado, mas vi poucos jogadores no continente com tanta facilidade para driblar. É um estilo Ronaldinho e Neymar adaptado para uma versão sul-americana com mais criação.
Carrascal chegou ao Flamengo com status de ser o tão sonhado substituto para revezar com Arrascaeta que o clube tanto sonhou nos últimos anos. Mas Fran acredita que ambos possam jogar juntos e formar uma dupla dependendo do adversário:
Carrascal em sua apresentação no Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
— Acho que Carrascal e De Arrascaeta podem se complementar facilmente. Os bons jogadores se entendem, embora eu também entenderia que disputem uma vaga, já que o time ficaria muito ofensivo (com os dois) — opinou, dando um recado para a torcida rubro-negra:
— Precisam ter paciência com ele. É um jogador que pede muito a bola, então, quando pega muitas vezes a bola está sujeito a erros. Mas com um passe ele pode chegar a resolver um jogo. Quero ver onde o Filipe Luís vai encaixá-lo.
E Carrascal já soube da existência do seu “fã número 1” e enviou dois vídeos para Fran (veja um acima). Mas até hoje o torcedor argentino não tem uma foto com seu ídolo, o que planeja conseguir na próxima vez que o Flamengo for a Buenos Aires:
— Ele me cumprimentou duas vezes (por vídeo). É uma longa história (risos), mas uma dessas vezes foi graças ao barbeiro dele que contou sobre mim e o que eu fazia, e ele me enviou uma saudação. Infelizmente não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente nem de tirar uma foto com ele. Se um dia o Flamengo vier à Argentina para jogar contra o River, meu objetivo será conhecê-lo.