Press "Enter" to skip to content

Estrela do rock, guitarrista do Queen participa de missão da NASA

Última atualização 30/09/2023 | 11:01

Já pensou em ver uma grande estrela do rock ajudar em uma missão da NASA? Foi isso que o guitarrista Brian May, da banda Queen, fez. O músico e astrofísico participou da primeira coleta de amostras de asteroides que promete desvendar mistérios sobre a origem do sistema solar.

“Olá pessoal da Nasa, fãs do espaço, aficionados por asteroides. Sou Brian May do Queen, como você provavelmente sabe, mas também estou imensamente orgulhoso de ser um membro da equipe OSIRIS-REx.”, afirmou o músico de 76 anos.

A novidade foi compartilhada pelo cantor através do Instagram, revelando a chegada da espaçonave OSIRIS-REx à terra. “Dia histórico!!! Amostragem bem-sucedida do material da superfície de um asteroide entregue com segurança à Terra”, destacou o astro da música.

A missão durou cerca de sete anos. Segundo a CNN, Brian May foi responsável por criar imagens estereoscópicas a partir dos dados da nave espacial que permitiram ao líder da missão, Dante Lauretta, e à equipe localizar um local seguro para a aterrissagem e o reconhecimento de amostra. A aeronave chegou à Terra trazendo amostras do asteroide próximo à Terra Bennu coletadas em 2020.

Retorno à Terra

Chamada de OSIRIS-REx, a cápsula marrom e branca passou os últimos sete anos vagando pelo sistema solar em um asteroide. O objetivo da agência americana era chegar até um esconderijo de rochas espaciais onde os cientistas acreditam ter evidências de como surgiu o Sol e da Terra.

A cápsula esteve presente na Terra Bennu, um asteroide que está atualmente a milhões de quilômetros do nosso planeta e é considerado uma relíquia geológica do disco protoplanetário, uma mistura rodopiante de gás e poeira que eventualmente se fundiu em planetas.

A espaçonave aterrissou na terra na manhã deste domingo, 24, em um campo de testes e treinamento de Utah, nos Estados Unidos. O equipamento contou com a ajuda de um paraquedas para pousar de forma suave na terra.