Press "Enter" to skip to content

Estudante alerta sobre funk pesado e viraliza na rede

Última atualização 19/01/2018 | 00:53

“sua música é baixa ao ponto de me tornar um objeto despejado na rua”

Uma estudante da Paraíba viralizou no Facebook com uma foto em que faz um alerta contra o funk “Surubinha de leve”, do MC Diguinho. O post em que Yasmin Formiga aparece foi compartilhado mais de 80 mil vezes em menos de 24 horas.

O post foi divulgado nessa segunda-feira (15), nele a garota aparece com o rosto maquiado, como se tivesse sido agredida. Na legenda, provocações: “sua música é baixa ao ponto de me tornar um objeto despejado na rua”, escreveu em referência à letra da canção, que concorre ao posto de hit do Carnaval deste ano.

Além do post a estudante fez uma petição para que o Spotify retira-se a música que após ter viralizado está no topo da lista que reúne as músicas mais virais brasileira chegando a entrar na lista global. Assim Yasmim Formiga escreveu, “não devemos valorizar e compartilhar musicas e/ou artistas de todas as áreas que fortaleçam a cultura do estupro; que aumentem os dados do feminicídio; que preguem a violência; que promovam a misoginia; que criem traumas e dores. Se sua música é baixa ao ponto de me tornar um objeto despejado na rua ela não me serve, não me representa. #naoaviolenciacontraamulher”.

A publicação tem dado o que falar nas redes sociais, alguns internautas apoiam o manifesto da estudante dizendo que o funk faz sim apologia ao estupro. Outros chegam a sugerir inclusive, que a música seja denunciada no canal em que foi divulgada no YouTube. Porém, há quem diga que os crimes sexuais já existiam antes de a música ser lançada e que ninguém “falava nada”, ou mesmo, que utilizam o fato de que as mulheres do clipe não estão sendo forçadas a nada e que isso seja apenas mais uma forma de polemizar. O canal em que “Surubinha de leve” está tem recebido, desde então, dezenas de críticas.

Em resposta a música o canal de Carol e Vitoria Oficial, que são conhecidas por fazerem respostas a várias músicas publicou na terça-feira (16), uma resposta feminina a “Suribinha de leve”, onde elas já conseguiram 845.836 visualizações, 192 mil curtidas e 13 mil comentários. Assista: https://www.youtube.com/watch?v=nIAhupbZW2Q