‘Miniuniversitária’: com apenas 3 meses, bebê frequenta a universidade e celebra “mesversário” na UFPA
Universitária concilia estudos e maternidade e celebra mesversário da filha na UFPA
1 de 2 ‘Mini-universitária’: com apenas 3 meses, bebê frequenta a universidade e celebra mesário na UFPA — Foto: Arquivo Pessoal
‘Mini-universitária’: com apenas 3 meses, bebê frequenta a universidade e celebra mesário na UFPA — Foto: Arquivo Pessoal
A pequena Laura tem apenas 3 meses e já frequenta a universidade. A bebê acompanha as aulas no colo da mãe, Larissa Oliveira, moradora de Igarapé-Miri e estudante do último semestre de pedagogia. Laura decidiu homenagear o local onde sua filha já se tornou parte da rotina acadêmica e celebrou o “mesversário” da bebê com o tema “miniuniversitária” no espaço materno-infantil da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Cametá, nordeste do estado.
A ideia surgiu como um gesto de gratidão. Larissa encontrou apoio na universidade para conciliar a maternidade e os estudos. “Eu não vinha porque minha bebê ainda era muito pequena e se alimentava exclusivamente de leite materno. Mas entrei em contato com o reitor e eles me garantiram que eu poderia trazer a Laura, que teria um espaço para ficar e para eu amamentar”, contou.
O acolhimento fez toda a diferença para a estudante. “Me senti amparada num momento muito delicado, que é o meu último período de aula para me formar. Me receberam muito bem. No espaço materno-infantil tem brinquedos, um ambiente seguro e todo um cuidado com ela”, relatou.
Além da universidade, Larissa conta com o apoio da mãe, que a acompanha no dia a dia para ajudar nos cuidados com Laura. “Nem sempre consigo tirar leite para deixar em casa, então ela vem comigo e gosta muito de ficar lá”, disse.
2 de 2 Vida na UFPA: bebê Laura na sala de aula e no colo dos pais, em seu mesário — Foto: Arquivo pessoal
Vida na UFPA: bebê Laura na sala de aula e no colo dos pais, em seu mesário — Foto: Arquivo pessoal
Foi essa convivência no ambiente acadêmico que inspirou a comemoração do mesversário de Laura. “Eu quis celebrar de uma forma carinhosa, porque ela já tem um vínculo com os colegas, com os professores. Eles brincam chamando ela de ‘mini pedagoga’, ‘mini universitária’. O carinho que todos têm com ela é muito especial”, contou Larissa.
O espaço materno-infantil da UFPA em Cametá, onde Laura passa boa parte do tempo, foi inaugurado no dia 8 de março de 2023, oferecendo suporte para estudantes que são mães. O ambiente conta com área de amamentação, brinquedos, espaço de descanso, apoiando mães e bebês durante a jornada acadêmica.