No último sábado (28/12), um vídeo de uma estudante de um curso de enfermagem em Maceió (AL) viralizou nas redes sociais. Nas imagens, a jovem encenou uma paciente em surto psicótico durante uma aula prática, mobilizando uma força-tarefa dos colegas para contê-la. A cena chamou a atenção pela intensidade e realismo da atuação da aluna.
Durante a encenação, a estudante estava deitada em uma maca e cercada por diversos profissionais de saúde, que tentavam controlar a situação. A dramatização contou com a participação ativa dos colegas de turma, que acompanhavam atentamente a simulação do surto psicótico. A cena demonstrativa faz parte do aprendizado prático do curso de enfermagem, visando preparar os estudantes para situações reais que possam enfrentar no futuro.
O vídeo viralizado gerou diversos comentários nas redes sociais, dividindo opiniões entre aqueles que elogiaram a atuação da estudante e os que questionaram a necessidade de encenar um surto psicótico de forma tão intensa. Alguns internautas destacaram a importância de simulações como essa para o treinamento adequado dos futuros profissionais de saúde, enquanto outros levantaram questões éticas e de respeito à saúde mental dos pacientes.
Parceiro do Metrópoles, o Gazetaweb publicou uma reportagem completa sobre o caso, revelando mais detalhes sobre a estudante de enfermagem e sua encenação durante a aula prática. A repercussão do vídeo nas redes sociais e a participação ativa dos colegas de turma chamaram a atenção de diversos veículos de comunicação, que destacaram a dedicação e o empenho dos estudantes na formação acadêmica.
A atuação da estudante de enfermagem durante a simulação do surto psicótico provocou debates sobre os limites éticos e profissionais das práticas de ensino na área da saúde. Enquanto alguns defendem a necessidade de vivenciar situações desafiadoras no ambiente acadêmico, outros questionam a forma como essas simulações são conduzidas. O vídeo viralizado serve como reflexão sobre a importância do treinamento prático e da preparação dos futuros profissionais de enfermagem para lidar com situações complexas.