Press "Enter" to skip to content

Estudante de filosofia da PUC-Campinas destila falas racistas contra indígenas 

Um estudante de filosofia foi gravado destilando falas racistas contra uma palestrante do Grupo de Estudos de Filosofia Indígena na Unicamp Portas Abertas. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, mostra o aluno, identificado como Washington de Oliveira Vieira, da PUC-Campinas, afirmando que o “índio tem que tirar aquela tanga”.

O caso ocorreu no último sábado, 19, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, em São Paulo. Durante a palestra, o aluno fez diversas declarações racistas contra indígenas. Em uma das falas, o universitário alega uma superioridade do que ele chama de “homem ocidental”.

“O homem ocidental é aquele que criou a tecnologia, criou a bomba nuclear, criou uma série de coisas para ele poder se estabelecer como dominante. Então, a gente tem que se adequar. Não tem essa”, defendeu o aluno.

O estudante também ofendeu as línguas dos povos originários. De acordo com ele, os indígenas deveriam aprender a língua portuguesa “em vez de ficar falando essa língua que ninguém entende”. Ele ainda reforçou o preconceito contra os idiomas indígenas dizendo que “a maioria das pessoas não estão interessadas em aprender tupi-guarani […], língua nenhuma deles”.

“Eu acho que índio, mas isso no meu ponto de vista, tem que tirar aquela tanga dele lá… Tá certo?. Estudar a nossa língua em vez de ficar falando essa língua que ninguém entende”, disse.

O estudante só é interrompido quando uma voz masculina diz que o que ele está falando é violento.

Pronunciamento da PUC-Campinas

“A PUC-Campinas defende e preza, em todas suas atividades acadêmicas e institucionais, uma sociedade justa e fraterna, o que inclui o respeito às origens e às culturas diversas que compõem a nação brasileira”, destacou, em nota. A universidade condenou a manifestação do estudante e reforçou que “a postura do aluno confronta a missão e os valores da instituição”.

Assista ao vídeo: