Estudante é impedida de participar de dinâmica por estar com a filha de quatro meses na aula

Um professor de medicina proibiu uma aluna do 8º período de participar de uma dinâmica acadêmica porque ela estava com a filha de quatro meses na sala de aula. Segundo o professor, a estudante não poderia integrar a atividade porque a bebê “não pagava mensalidade” como os outros. O caso aconteceu na Universidade Tiradentes, em Aracaju, em Sergipe.

Ao G1 Bahia, a estudante informou que se sentiu impotente. “Sentei e continuei assistindo à aula, mas não aguentei e saí com minha filha para chorar”, disse.

Já fora da sala de aula, ela conta que recebeu ajuda de dois colegas e, posteriormente, pediu auxílio na coordenação do curso, que relatou que as normas não permitem que crianças fiquem na sala de aula. “A funcionária me chamou para dentro da sala, ofereceu água e deixou amamentar minha filha. Depois disse que, realmente, as normas não permitem que crianças fiquem na sala de aula”, afirmou.

De acordo com ela, a funcionária se dispôs a conversar com a coordenadora para encontrar uma solução para o transtorno criado. Então, a estudante voltou para a sala, mas falou sobre o motivo de ter saído da aula. “Falei que saí da sala de aula porque precisava chorar e que tinha ficado chateada com a forma que ele falou sobre minha filha não pagar mensalidade. Expliquei que eu pagava a mensalidade muito alta e não podia faltar porque não tinha com quem deixar minha filha”, relatou.

Diante do exposto, o professor se desculpou e disse que o comentário foi apenas uma “piada”, completando dizendo que “assim como sua filha é uma santa e não chora, o filho de Joãozinho poderia ser um capeta”. No entanto, a estudante disse que se a filha começasse a chorar, ela se levantaria e sairia, evitando prejudicar os colegas.

Solução

Na tentativa de encontrar uma solução, a aluna afirmou, ainda ao G1 Bahia, que enviou um e-mail para a coordenação do curso questionando se em caráter de urgência poderia levar a filha para a aula. Entretanto, até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a resposta recebida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos