Estudante maranhense de escola pública é aprovada em medicina na USP

Estudante maranhense de escola pública é aprovada em um dos cursos mais concorridos da USP

Ana Thereza Carvalhal foi aprovada para o curso de medicina por meio do Enem DE. Estudante de escola pública da rede estadual de ensino, ela recebeu a notícia com surpresa e se prepara para realizar um sonho.

Maranhense é aprovada em medicina na USP, uma das maiores universidades públicas do país

A estudante maranhense Ana Theresa Carvalhal foi aprovada para o curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições públicas mais prestigiadas do país.

A aprovação foi recebida com festa pela maranhense que sonha em ser médica. Aluna do Colégio Militar 2 de Julho, instituição de ensino público estadual, Ana Thereza conta que não avisou a família que te se inscrito para concorrer a vaga.

Ana foi aprovada no ENEM USP, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, a mesma entidade responsável pela aplicação da FUVEST, vestibular que também é porta de entrada para a maior universidade pública do país.

Segundo Ana Thereza, ela estava sozinha quando soube que havia sido aprovada para o curso de medicina, um dos mais concorridos da instituição. Cerca de 96,5 estudantes disputavam uma única vaga.

Ana Thereza Carvalhal foi aprovada no curso de medicina da USP — Foto: Reprodução/TV Mirante

Mais de 100 candidatos se inscreveram em vagas na USP que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para ingresso na universidade. O feito é visto com muito orgulho pela mãe de Ana Thereza.

“Ana Thereza é uma guerreirinha valente. Correndo atrás do seu sonho, com muito foco, com muita determinação e eu estou extasiada ainda”, diz Julinar Fonseca, mãe de Ana Thereza.

Lívia Mardulce Fonseca, irmã de Ana Thereza, conta que após decidir que queria cursar medicina, a estudante se dedicava o dia inteiro para os estudos.

“Ela estudava pela manhã, a noite ela fazia um cursinho, inclusive conseguiu uma bolsa no cursinho que ela fazia e à tarde, ela ia para escola. Então era praticamente o dia inteiro estudando nessa luta e agora veio a recompensa”, diz.

Nesta segunda-feira (20), foi dia de volta às aulas na escola onde Ana estudava. Quem está chegando no lugar, reconhece o valor dos exemplos e que podem virar novas histórias de sucesso no futuro.

“Quero medicina, porque eu gosto muito de ajudar as pessoas. Sim, a minha mãe até falou sobre a menina que estuda aqui e passou e, quem sabe, eu chego lá”, disse Valentina, estudante do Colégio Militar 2 de Julho.

Ana Thereza ao lado de professores do Colégio Militar 2 de Julho, instituição de ensino pública do Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp