Estudantes com deficiência enfrentam desafios de acessibilidade na UFRJ: como garantir inclusão?

estudantes-com-deficiencia-enfrentam-desafios-de-acessibilidade-na-ufrj3A-como-garantir-inclusao3F

Estudantes com deficiência enfrentam diariamente desafios na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizada no campus do Fundão, devido à falta de acessibilidade. O alojamento universitário não possui rampas, elevador ou quartos adaptados, o que dificulta a vida de quem depende de cadeira de rodas para se locomover. Um exemplo é Thiago Rosa Lacerda, aluno de Engenharia Nuclear, que reside no terceiro andar do alojamento e enfrenta o desafio de descer seis lances de escada sempre que precisa sair de casa.

Essa situação se torna ainda mais complicada devido ao fato de a cadeira de rodas mais leve e resistente que Thiago utilizava ter quebrado devido ao esforço constante nas escadas. Agora, ele precisa contar com uma cadeira mais pesada, o que aumenta o risco em seus deslocamentos diários.

Os obstáculos não se limitam ao alojamento, pois as salas de aula também apresentam dificuldades para estudantes com deficiência. Thiago já perdeu disciplinas devido às aulas ocorrerem em locais sem acessibilidade. Ele relata que chegou a perder matérias devido à presença de escadas na entrada das salas e espera há um longo tempo pela finalização das obras para melhorar a acessibilidade.

Apesar do esforço do estudante em participar de reuniões e fazer denúncias na ouvidoria da universidade, as respostas recebidas são vagas e as soluções não são implementadas. A UFRJ afirmou que, no momento em que Thiago ingressou na residência estudantil, ele não tinha restrições de mobilidade. A instituição também informou que há um projeto em andamento para a construção de quartos acessíveis no térreo, porém não há previsão para o início das obras.

A falta de acessibilidade na UFRJ impacta diretamente a vida dos estudantes com deficiência, que enfrentam barreiras físicas e burocráticas para exercer suas atividades acadêmicas. Ações concretas e urgentes são necessárias para garantir a inclusão e o bem-estar desses estudantes, proporcionando um ambiente universitário mais acessível e igualitário para todos. É fundamental que as autoridades e a instituição de ensino se comprometam efetivamente com a promoção da acessibilidade em todos os espaços da universidade, visando garantir a igualdade de oportunidades para todos os seus estudantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp