Estudantes da EJA iniciam nesta quarta-feira, 14, curso de informática em parceria com IFG

WhatsApp-Image-2025-05-13-at-17.44.24

Cerca de 50 estudantes das escolas municipais Residencial Itaipu, José Alves Vila Nova e Jesuína de Abreu participam nesta quarta-feira, 14, às 19h30, da aula inaugural do Curso de Informática para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no campus de Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG-GO).

O curso integra o Projeto de Formação Inicial e Continuada Integrada ao Ensino Fundamental, para estudantes da modalidade EJA e é ofertado pelo IFG, em parceria com as secretarias municipais e Estadual de Educação. No total, 101 estudantes da Rede Municipal de Goiânia estão inscritos no curso, de 160 horas, que oferece certificado de conclusão e bolsas no valor de R$ 120,00, àqueles que alcançarem média e frequência necessária.

Os estudantes participarão de aulas no formato on-line, em tempo real, com interação entre professores e estudantes, em média a cada 15 dias, além de atividades e aulas gravadas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Moodle). Serão trabalhadas com os estudantes quatro disciplinas até dezembro: Introdução à Informática e ao estudo online, Navegação na Internet e Segurança na Web, Ferramentas de Escritório (Microsoft Office e Suíte Google), Inclusão Digital. Ao final do curso, os estudantes devem atingir média 6,0 e ter 75% de frequência.

Desde março, 17 professores da Rede Municipal de Goiânia também participam de formação, no mesmo formato, com disciplinas voltados ao currículo, letramento na EJA, ferramentas digitais, relações Étnico-Raciais, metodologia e produção de material didático. Ao final, os professores deverão produzir artigos, que serão publicados em um livro de Metodologia de Aprendizagem na EJA. O projeto é custeado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp