Estudantes da rede estadual coletam quase 3 toneladas de eletrônicos sem uso

Alunos de 18 escolas estaduais coletaram quase 3 toneladas de material eletrônico sem uso, durante gincana promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Programa Sukatech. Chamada de Gincana dos Eletrônicos, a competição gerou a entrega de 110 computadores recondicionados às cinco escolas estaduais que mais conseguiram reunir esse tipo de material.

A entrega foi realizada nesta semana no Centro de Capacitação e Recondicionamento de Computadores (CRC) do Sukatech, localizado na Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt, no Bairro Floresta, em Goiânia. A Gincana foi realizada durante o mês de março com o objetivo de promover a conscientização ambiental e dar o destino correto para componentes eletrônicos.

Aluna do 8º ano do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Severiano Araújo, que alcançou o primeiro lugar, Gabriela Vitória, 13 anos, conta que, após receberem as instruções da equipe do Sukatech, foram de casa em casa recolhendo eletroeletrônicos que iriam para o lixo comum. “Nós nos conscientizamos. No processo de coleta, muita gente não tinha como trazer, então, fomos buscar nas casas: trouxemos máquina de lavar, televisões e outras coisas”.

Gabriela ainda reforçou que o prêmio foi um incentivo para os alunos e todos da escola. “Achei muito bom (ganhar os computadores). Será bom para a escola, pois vai nos ajudar a montar o laboratório de informática e vai ajudar muito todos os alunos”.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secti, Guilherme Resende, ressaltou a importância da gincana ao promover uma ação de educação ambiental. “Esperamos que os computadores doados às escolas, em forma de premiação, possam dar melhores oportunidades para vocês ao usarem o laboratório de informática”, afirmou durante a premiação.

Premiados

Primeiro lugar da Gincana, o Cepi Severiano de Araújo, localizado na Vila Mutirão, recebeu 40 computadores recondicionados pelo próprio Sukatech; o segundo, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) do Setor Palmito, recebeu 30; o terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Murilo Braga, localizado no Setor Leste Vila Nova, que recebeu 20; o quarto e quinto lugares ficaram com o Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, no Residencial Village Garavelo e o Colégio Estadual Jardim Tiradentes, de Aparecida de Goiânia. Cada um recebeu 10 computadores recondicionados.

O Sukatech é um programa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, gerido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, que tem em sua concepção ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento social. Por meio do programa, o governo do Estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de realizar a capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos