Estudantes da UFSC vão trabalhar no novo motor da Red Bull

Lucas Paiva (esquerda) e Gustavo Vieira Alcântara são os estudantes escolhidos para estágio em equipe da Fórmula 1 — Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Dois estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foram escolhidos para integrar a equipe da Red Bull Powertrains, responsável pelo desenvolvimento do novo motor da escuderia de Fórmula 1. Eles irão participar de um programa de estágio em tempo integral, com duração de 12 meses, na sede da equipe em Milton Keynes, na Inglaterra.

Durante o período, os estudantes terão a oportunidade de atuar em áreas como Eletrônica, Aerodinâmica, Testes de Pesquisa e Desenvolvimento, Dinâmica de Veículos, Estratégia de Corrida, Design de Veículos, Marketing e Finanças. O início do estágio está previsto para julho de 2025.

Lucas Paiva e Gustavo Vieira Alcântara, ambos do curso de Engenharia Elétrica, serão diretamente envolvidos no trabalho da Red Bull Powertrains. Eles vão atuar em processos que incluem o desenvolvimento do motor de combustão interna (ICE) e do sistema de recuperação de energia (ERS), além de participar de projetos de calibração, testes, validação e operações técnicas da unidade de potência da equipe.

A seleção faz parte do programa Student Placement, que oferece a alunos de graduação a chance de trabalhar por um ano em áreas relacionadas à sua formação dentro da Red Bull Racing & Technology e da Red Bull Powertrains. O programa é conhecido por permitir que os estudantes adquiram experiência prática em projetos reais da equipe de Fórmula 1, acompanhando de perto o desenvolvimento tecnológico que acontece nos bastidores da categoria.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp