Após três meses de missões, Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, divulgou os grupos premiados no Desafio 2020. Em razão da pandemia, a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola foi adaptada para que as missões, individuais e coletivas, pudessem ser realizadas a distância. Uma das iniciativas premiadas, este ano, foi de um grupo de Goiânia, representando a região centro-oeste na premiação.
O projeto “Access”, realizado por estudantes do colégio Prevest e do Prepara Enem, de Goiânia, está entre os 50 grupos premiados no Desafio. A iniciativa objetiva promover a inclusão de pessoas surdas nas atividades online, em razão do ensino remoto, eles têm maior dificuldade de aprendizado. Os estudantes observaram que as plataformas online e a maioria dos vídeos na internet não têm legendas ou conteúdos em Libras, tornando difícil o acesso à educação, à informação e ao entretenimento para as pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.
O grupo deseja desenvolver uma plataforma que consiga criar legendas para vídeos, ao vivo e gravados e que tenham a tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Os estudantes pretendem ainda criar um site para abordar a importância do uso de legendas em conteúdos digitais, com o intuito de tornar a plataforma uma referência. Outro objetivo é o desenvolvimento de formas interativas para o aprendizado de Libras, por meio de jogos, por exemplo.