Estudantes de Goiânia são premiados no Desafio Criativos da Escola 2020

Após três meses de missões, Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, divulgou os grupos premiados no Desafio 2020. Em razão da pandemia, a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola foi adaptada para que as missões, individuais e coletivas, pudessem ser realizadas a distância. Uma das iniciativas premiadas, este ano, foi de um grupo de Goiânia, representando a região centro-oeste na premiação.

O projeto “Access”, realizado por estudantes do colégio Prevest e do Prepara Enem, de Goiânia, está entre os 50 grupos premiados no Desafio. A iniciativa objetiva promover a inclusão de pessoas surdas nas atividades online, em razão do ensino remoto, eles têm maior dificuldade de aprendizado. Os estudantes observaram que as plataformas online e a maioria dos vídeos na internet não têm legendas ou conteúdos em Libras, tornando difícil o acesso à educação, à informação e ao entretenimento para as pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

O grupo deseja desenvolver uma plataforma que consiga criar legendas para vídeos, ao vivo e gravados e que tenham a tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Os estudantes pretendem ainda criar um site para abordar a importância do uso de legendas em conteúdos digitais, com o intuito de tornar a plataforma uma referência. Outro objetivo é o desenvolvimento de formas interativas para o aprendizado de Libras, por meio de jogos, por exemplo.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp