Estudantes de Goiás vão à final de concurso internacional de programação, no Cazaquistão

Estudantes do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram classificados para a fase final do Concurso Internacional de Programação Universitária, que será realizada de 15 a 20 de setembro em Astana, no Cazaquistão. A equipe “Monkeys: Karasuno”, formada pelos estudantes Nelsi de Sousa Barbosa Junior, Dayllon Xavier e Gustavo Machado, recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), para participar do evento.

O concurso (International Collegiate Programming Contest, em inglês) é a competição mais prestigiada de programação algorítmica do mundo, destinada a estudantes universitários. Os goianos garantiram a classificação ao terminar na 10ª posição na etapa continental da América Latina, realizada na Universidade Jesuíta de Guadalajara, no México. O patrocínio é resultado de um convênio com a UFG que vai investir R$ 200 mil, até 2026, em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, comemorou a conquista e destacou que o Estado tem o compromisso de proporcionar oportunidades para que os jovens possam brilhar em competições internacionais como esta. “A classificação da equipe para a final mundial é um grande orgulho para Goiás e demonstra a excelência dos nossos estudantes e instituições. O apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, contribuiu para que esses talentos pudessem se preparar adequadamente e competir em um nível tão alto”, afirma.

O coordenador da equipe, professor Humberto José Longo, destacou que as várias etapas preparatórias e classificatórias para o mundial são essenciais para desenvolver habilidades como resolução efetiva de problemas, aprimoramento do relacionamento interpessoal, autogestão, automotivação e aptidões técnicas. Ele também enfatizou que o apoio financeiro do Governo de Goiás foi crucial. “A garantia desse apoio permite que os estudantes permaneçam focados no estudo, preparação e treinamentos”, comenta.

Um dos integrantes, Gustavo Machado relatou que a intensa preparação para as competições, que inclui treinos diários de pelo menos quatro horas, exige dedicação. “O evento tem a duração de cerca de cinco horas, mas para competir no alto nível é necessário um treino intenso e diário de pelo menos quatro horas por dia. Participando eu aprendi a manter o foco, a trabalhar em equipe e descobri que conseguia competir com pessoas que pareciam inalcançáveis”.

A maratona de programação é voltada para alunos de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação e afins, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Matemática. O evento reúne estudantes em um ambiente colaborativo, onde, além de competirem de maneira saudável, podem interagir com colegas de outras instituições, demonstrar suas habilidades em resolver problemas, programar e trabalhar em equipe.

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Estudantes do Cepi de Goiânia brilham na Olimpíada de Inteligência Artificial

Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Professor Joaquim Carvalho Ferreira, de Goiânia, alcançaram um feito notável ao conquistar o 1º e 3º lugares na Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada durante a Campus Party 2024, entre os dias 28 e 30 de novembro. A competição foi promovida pelo Governo de Goiás, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro de Competências Embrapii em Tecnologias Imersivas (AKcIT) e o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA).

Voltada para alunos do Ensino Médio, a iniciativa capacitou os jovens em Inteligência Artificial, desenvolvendo soluções alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os participantes abordaram temas essenciais, como erradicação da pobreza, fome zero e saúde e bem-estar.

Ganhadores do Prêmio

A competição, com duração de três dias, contou com diferentes desafios a cada dia. A equipe campeã do segundo dia, denominada Ravens e liderada pela aluna Eloise Carvalho, apresentou um projeto que utilizou inteligência artificial para otimizar a gestão de pequenas empresas, focando em padarias. A solução proposta prevê a necessidade de insumos, identifica os produtos mais consumidos e otimiza o gerenciamento dos estoques, resultando em maior eficiência e lucro. Essa proposta foi destacada pela sua aplicabilidade prática e impacto positivo no setor.

O 3º lugar foi conquistado pela equipe Oito Bits, representada por Allan Jorge Kury de Andrade. O grupo desenvolveu um sistema baseado em inteligência artificial para fortalecer o relacionamento entre clientes e empresas, oferecendo ferramentas acessíveis que personalizam a experiência do cliente e ampliam a competitividade de pequenas empresas no mercado.

Essa competição reflete o compromisso do Governo de Goiás em promover a inovação tecnológica e a formação de novos talentos. Iniciativas como a Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, realizada pela primeira vez no estado, contribuem para preparar os jovens goianos para os desafios do futuro. A Campus Party, um evento consolidado no calendário de inovação do estado, mais uma vez destacou o potencial dos estudantes e sua capacidade de criar soluções criativas e impactantes.

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