Após o primeiro dia de realização do Enem 2025, estudantes de Ribeirão Preto expressaram suas opiniões sobre a prova. Muitos candidatos consideraram a prova trabalhosa e longa, destacando a presença de muito texto e pouca imagem. O tema da redação, ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’, dividiu opiniões entre os participantes.
No domingo, os estudantes tiveram que responder a 90 questões de linguagem, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Alguns candidatos, como Vitória Miranda Bernardes e Maria Eduarda Moreira Santos, ambos de 17 anos, acharam a prova bastante dinâmica, mas destacaram o excesso de textos e a escassez de imagens.
Fernanda Gomes, de 18 anos, considerou a prova equilibrada, porém se surpreendeu com o tema da redação. A candidata provou que a redação a pegou desprevenida, mas conseguiu elaborar uma argumentação. Já Letícia Pires, de 29 anos, que prestou o Enem pela quinta vez, achou o nível de complexidade do exame mediano, destacando o cansaço causado pelos textos longos.
Alguns estudantes como Pedro Henrique Vieira, Beatriz Padovani e Arthur Milani relataram seus desafios durante a realização da prova. Pedro destacou a dificuldade gerada pelo excesso de texto, enquanto Beatriz confessou ter achado a prova complicada devido à sua primeira experiência. Por sua vez, Arthur avaliou o primeiro dia do Enem como desafiador, destacando a natureza interpretativa e cansativa das questões.
Ao analisar a experiência coletiva dos candidatos em Ribeirão Preto, é evidente que o Enem 2025 apresentou desafios e surpresas, mas também oportunidades para os estudantes demonstrarem seu conhecimento e habilidades. O sucesso na prova dependerá da capacidade de interpretação, argumentação e resistência diante de desafios inesperados. A diversidade de opiniões reflete a complexidade e abrangência do exame, que busca avaliar não apenas o conhecimento, mas também as habilidades dos estudantes. Em meio a críticas e elogios, os candidatos seguem firmes em busca de seus objetivos educacionais.




