Estudantes estudam para tirar nota mil na redação do Enem
Em todo país, 12 alunos tiraram nota máxima. Amanda Chagas e Clara Oliveira estão entre elas.
Duas estudantes do Rio de Janeiro conquistaram nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em todo o país, apenas 12 estudantes alcançaram esse feito. Uma das jovens é do Rio de Janeiro e outra é de Niterói, na Região Metropolitana.
Este ano, o tema da redação foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A proficiência média da redação, que considera a média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.
Amanda Chagas, de 21 anos, é aluna do AZ Rio. Ela contou que a nota mil foi uma surpresa, mas a rotina de estudo foi intensa. A jovem apostou em uma estratégia em que a prática leva à perfeição, fazendo várias redações durante a semana.
“Eu tentava fazer umas duas redações por semana. Mas, principalmente, eu buscava corrigir todas elas com muita atenção, tentando identificar os erros que eu cometia em cada competência”, contou Amanda.
As redações bem-sucedidas de outros estudantes também foram uma inspiração durante os estudos.
“Eu li muitas redações nota mil, eu usava a cartilha do participante do Inep, além de outras redações encontradas na internet e de redações de amigos que tiraram notas altas. Eu lia essas redações tentando identificar os pontos positivos, que poderiam agregar na minha evolução. eu acho que deu super certo”, explicou a jovem.
Amanda sonha em cursar Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quem também sonha com uma vaga no curso é Clara Oliveira, de 19 anos, moradora de Niterói e aluna do Colégio PH.
“Eu costumava estudar todos os dias e fazia uma redação por semana, fazendo rascunhos e corrigindo os erros de acordo com os retornos. Fiz pelo menos umas 30 a 40 redações no ano, o que me deu mais confiança no dia da prova. No dia do resultado, eu esperava uma nota menor por conta das notícias de que iriam pesar mais na correção da redação do Enem. A nota foi um choque, mas fiquei muito feliz e não estou acreditando até agora”, disse Clara.