Estudantes ganham intercâmbio de duas semanas em Boston

Dois estudantes receberam na manhã de ontem o cheque simbólico que representa o prêmio de intercâmbio estudantil de duas semanas em Boston, nos Estados Unidos. O prêmio foi oferecido aos melhores colocados do Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM), que contou com cerca de 900 candidatos. Laura Maciel e Mateus Nery, tiveram seus nomes revelados em cerimônia realizada no Colégio Visão, onde ambos estudam, no Setor Bueno, em Goiânia.

As provas foram realizadas nos dias 24 de setembro e 1º de outubro do ano passado, em Goiânia, com questões de Linguagem, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. Ao todo foram 10 horas de avaliação. Os cerca de 900 participantes foram divididos em três categorias: A1, para estudantes do Ensino Fundamental ou que cursam o 1º ano do Ensino Médio; A2, para estudantes do 2º ano do Ensino Médio e A3, para estudantes do 3º ano ou que já concluíram o Ensino Médio.

A cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira premiou Laura Maciel Neves Franco, ganhadora da Categoria A2, e Mateus Ramos Nery, vencedor da Categoria A1. A solenidade foi realizada no Colégio Visão, instituição de ensino em ambos estudam. Na próxima semana será revelado o nome do ganhador da Categoria A3, pertencente ao Colégio Prepara Enem (COPE), de Goiânia.

O Campeonato Nacional do Ensino Médio (CNEM) foi promovido com o intuito de preparar estudantes secundaristas para realizar vestibulares e, principalmente, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para incentivar os participantes da competição foi oferecido um Intercâmbio Cultural de duas semanas em Boston, nos Estados Unidos, pela Experimento Intercâmbio Cultural e Kings Education.

Um dos idealizadores do CNEM, Thiago Gomes, avalia que o clima de competição criado nos estudantes faz com que eles se empenhem mais para atingir o melhor resultado possível. “Criamos o CNEM para preparar os estudantes para as provas que vão enfrentar ao término do Ensino Médio. Inserimos o prêmio para que o participante não se contente somente em ir bem, mas que ele busque ser o melhor de todos. Esse incentivo para que façam um esforço a mais nos estudos diários, pode ser o diferencial para que conquistem seus objetivos quando forem submetidos a esses exames”, afirma.

Nesta primeira edição, o CNEM foi realizado exclusivamente em Goiânia, mas contou com a participação de estudantes de cerca de 10 cidades do estado e mais de 20 colégios envolvidos. A intenção dos organizadores é de estender a prova a outros estados nas próximas edições, e atingir todo o país em alguns anos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp