Press "Enter" to skip to content

Covid-19 provoca perda de memória em 51% dos pacientes

Última atualização 08/02/2022 | 18:24

Uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM USP) com mais 400 pacientes contaminados pela Covid-19, mostra que 51% dos entrevistados alegaram perda de memória. Todos os pacientes da pesquisa, foram submetidos a uma bateria de exames e testes psicológicos durante seis a nove meses após deixarem o hospital.

De todos os entrevistados, 15% dos pacientes também relataram a aparição de sintomas de ansiedade, 13% mencionaram estresse pós-traumático e 8% foram diagnosticados com depressão.

Em análise, o estudo mostrou que os primeiros sintomas surgiram meses após a alta do hospital. Boa parte das vezes, os problemas foram percebidos pelo próprio paciente.

Os participantes também passaram por uma entrevista com um psiquiatra e responderam a questionários padronizados usados no diagnóstico de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático.

Os sintomas

Como descrevem os autores no artigo, a prevalência de “transtorno mental comum” (sintomas depressivos, estados de ansiedade, irritabilidade, fadiga, insônia, dificuldade de memória e concentração) no grupo estudado (32,2%) foi maior do que a relatada para a população geral brasileira (26,8%) em estudos epidemiológicos.

O estudo teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os resultados completos foram divulgados na revista General Hospital Psychiatry.

O estudo faz parte de um projeto coordenado pelo professor da FM-USP Geraldo Busatto Filho, no qual um grande grupo de pessoas atendidas no Hospital das Clínicas entre 2020 e 2021 vem sendo acompanhado por profissionais de diversas áreas, entre elas otorrinolaringologia, fisiatria e neurologia, a fim de avaliar eventuais sequelas deixadas pelo Sars-CoV-2.