Estudo da UemaSul indica a necessidade de plantio de 60 a 80 mil árvores em Imperatriz, Maranhão, para melhorar condições urbanas

estudo-da-uemasul-indica-a-necessidade-de-plantio-de-60-a-80-mil-arvores-em-imperatriz2C-maranhao2C-para-melhorar-condicoes-urbanas

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul) aponta que Imperatriz, cidade localizada a 626 km de São Luís, precisa plantar entre 60 e 80 mil árvores para melhorar as condições urbanas. Segundo a pesquisa, DE enfrenta altas temperaturas e não possui histórico de investimentos eficientes em arborização.

De acordo com o engenheiro florestal Dalton Ângelo, o estudo teve início em 2014 e tem como objetivo avaliar o crescimento das árvores existentes na cidade, além de identificar as espécies mais adequadas para garantir conforto térmico e benefícios à saúde da população. Segundo ele, grande parte das árvores presentes em Imperatriz é formada por espécies exóticas ou consideradas tóxicas para o ser humano, além de apresentarem problemas causados por podas inadequadas ou danos provocados pela própria população.

O engenheiro reforça a importância de os municípios seguirem um Plano Diretor Municipal, alinhado à Política Nacional de Arborização Urbana, criada recentemente, que estabelece diretrizes para o planejamento ambiental das cidades. Para que essas ações sejam colocadas em prática, é fundamental a utilização de espécies nativas para reduzir o calor e melhorar a qualidade de vida urbana.

É necessário um cuidado especial com o plantio das árvores, levando em consideração a área de vivência para infiltração da água, podas adequadas e outros cuidados essenciais. Mesmo com mais de 5 mil espécies diferentes de árvores no Maranhão, apenas cerca de 500 podem ser utilizadas na arborização urbana, desde que o plantio seja realizado de forma planejada.

O estudo ressalta a necessidade de uso de espécies nativas para garantir não só o benefício ambiental, mas também o bem-estar da população. Para diminuir enchentes, garantir conforto térmico, bem-estar psíquico e movimentar a economia de Imperatriz, é fundamental investir em árvores bem cuidadas e adequadas ao ambiente urbano. Portanto, a plantação de até 80 mil árvores é essencial para melhorar o ambiente e a qualidade de vida na cidade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp