Press "Enter" to skip to content

Estudo diz que Covid-19 pode causar impotência

Um estudo publicado neste domingo, 27, na plataforma científica MedRxiv, investiga há sete meses as consequências que a Covid-19 pode deixar no corpo das pessoas. Ele foi realizado com mais de 3 mil pacientes de 56 países. Uma das conclusões foi que 3% dos homens relataram diminuição no tamanho do órgão genital, 15% algum tipo de disfunção sexual e 11% afirmaram sentir dor nos testículos. 

Em relação às mulheres, 26% declararam ter irregularidades nos ciclos, e contaram possuir problema menstrual. Também foi relatado algum tipo de disfunção sexual por 8% das pesquisadas.

As sequelas no sistema reprodutivo estão longe de ser a maior frequente nos voluntários. A maioria deles, mesmo depois de sete meses de recuperação, afirmaram ainda sentir fadiga (de 75% a 80%, dependendo da idade), mal-estar pós-esforço (até 75%) e algum tipo de disfunção cognitiva (de 52% a 59%). 

Já as sequelas neurológicas mais relatadas, estão presentes a dificuldade de concentração (75%) e dificuldade de raciocínio (65%). 73% dos pacientes também relataram algum problema de memória. Dentre eles, a maioria (65%) relatou problemas com memórias mais recentes e 35% com memórias mais antigas.

“Uma das maiores descobertas para mim foi que não houve diferença na idade para a disfunção cognitiva, perda de memória ou impacto disso na vida diária! Isso aconteceu com tanta frequência no grupo de 18 a 29 anos quanto no grupo com mais de 70 anos”, pontuou a pesquisadora Hannah Davis, uma das autoras do estudo.

O estudo foi realizado por voluntários e membros de um grupo de apoio que se dedica, desde abril, a investigar os efeitos da Covid-19 a longo prazo. A pesquisa precisa ser revista por pares.

Foto: Reprodução