Estudo revela a magnitude da pandemia de covid-19 no Brasil

Um estudo apresentado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, apontou que mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, afirmou ter sido infectada pelo novo coronavírus. A pesquisa denominada ‘Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de covid-19 no Brasil’ é o maior estudo de base populacional sobre a doença no país.

O levantamento revelou uma exposição substancial ao vírus, com altas taxas de infecção entre os brasileiros. Os resultados apontam para a urgência de medidas eficazes de controle e prevenção da disseminação do vírus no país.

A pesquisa foi realizada em 133 cidades do Brasil e contou com a participação de mais de 33 mil pessoas, com testes de covid-19 sendo realizados em laboratórios especializados. Os dados obtidos são fundamentais para embasar políticas públicas voltadas para o enfrentamento da pandemia.

Além disso, o estudo destacou a importância da ampla testagem da população como estratégia fundamental para o controle da propagação do vírus, identificando assintomáticos e medidas de isolamento mais eficazes.

Os resultados apontam para a gravidade da situação da pandemia no país e reforçam a necessidade de uma resposta coordenada e robusta por parte das autoridades de saúde. A conscientização da população sobre a gravidade da covid-19 e a adesão às medidas de prevenção são fundamentais para conter o avanço da doença no país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp