Estudo revela as 10 cidades mais violentas do Amazonas em 2023: Manaus em 5º lugar

Estudo aponta as dez cidades mais violentas do Amazonas; Manaus ocupa 5º lugar

Dados fazem parte das ‘Cartografias da Violência na Amazônia’, publicada esta semana, e leva em consideração as taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) registradas entre os anos de 2021 e 2023.

1 de 1 Crimes ambientais estão entre os fatores que resultaram em alta taxa na cidade mais violenta do Amazonas. — Foto: EPA

Crimes ambientais estão entre os fatores que resultaram em alta taxa na cidade mais violenta do Amazonas. — Foto: EPA

Um levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), publicado nesta semana, apontou as dez cidades mais violentas do Amazonas. O estudo, intitulado ‘Cartografias da Violência na Amazônia’ leva em consideração as taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) registradas entre os anos de 2021 e 2023.

O levantamento mostra que a violência se distribui de forma diferente no território amazonense. As taxas de morte a cada 100 mil habitantes variam de zero, em cidades como Nhamundá e Santa Isabel do Rio Negro, à acima de 100, como é o caso de Iranduba, líder do ranking. A capital Manaus ocupa a 5ª posição, com a taxa trienal de 52,6.

Veja o ranking:

Ranking de cidades mais violentas do AM

Posição Cidade Taxa Trienal (por 100 mil hab.) 1º Iranduba 102,3 2º Rio Preto da Eva 81,5 3º Tabatinga 77,4 4º Japurá 53,0 5º Manaus 52,6 6º Presidente Figueiredo 45,8 7º Coari 44,3 8º Novo Airão 33,9 9º Manacapuru 32,6 10º Novo Airão 30,9

Fonte: FBSP deslize para ver o conteúdo

Com taxa trienal média de 102,3 vítimas por 100 mil habitantes, Iranduba é o município mais violento do Amazonas. A taxa de MVI caiu 32,4% no último ano, quando chegou a 68,7 vítimas por 100 mil, mas as elevadas taxas de 2021 (136,6) e de 2022 (101,7) colocaram-na como a cidade mais violenta do estado, segundo a média.

De acordo com o estudo, a ação de facções criminosas, crimes ambientais, como comércio de quelônios e extração de minério e argila, além de narcotráfico, estão entre as atividades que colaboram para o aumento da violência em Iranduba. O município, que conta com dez assentamentos de reforma agrária, também é marcado por conflitos fundiários.

DE questionou a Secretaria Pública de Segurança do Amazonas (SSP-AM) sobre quais medidas estão sendo tomadas para reduzir os índices de violência nas dez cidades mais violentas do estado, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.

CENÁRIO NA AMAZÔNIA

Em 2023 as mortes violentas intencionais vitimaram 8.603 pessoas na Amazônia Legal, que engloba o Amazonas e os estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. O número representa uma taxa de 32,3 a cada 100 mil habitantes, equivalente a 41,5% maior do que a taxa nacional, de 22,8/100 mil habitantes.

Embora com números elevados, o Amazonas apresentou redução de 8,2% na taxa de mortes violentas intencionais entre 2022 e 2023, chegando à taxa média de 35,6 por 100 mil em 2023.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cratera na Avenida Coronel Teixeira em Manaus causa interdição e falta de água

Avenida Coronel Teixeira em Manaus segue parcialmente interditada 24 horas após cratera se abrir

Incidente aconteceu, na madrugada da quarta-feira (11), e causou falta de água em diversos bairros da cidade.

1 de 2 Trânsito ficou comprometido na região — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

Trânsito ficou comprometido na região — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

A Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, em Manaus [https://DE.globo.com/am/amazonas/cidade/manaus/], segue parcialmente interditada há mais de de 24h após uma cratera se abrir no sentido bairro-centro da via. [https://DE.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/11/cratera-se-abre-em-avenida-e-engole-caminhao-na-zona-oeste-de-manaus.ghtml]De acordo com a Águas de Manaus, o vazamento em uma tubulação de grande porte danificou a estrutura da via. Com o incidente, um caminhão de coleta de lixo acabou caindo no buraco e teve que ser retirado [https://DE.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/11/caminhao-engolido-por-cratera-que-se-abriu-em-avenida-de-manaus-e-retirado.ghtml] do local por volta das 9h30 desta quarta (11).

📲 Participe do canal do DE AM no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029VaB60CX1CYobL60v6M3I]

De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o sentido centro-bairro da avenida deve ser liberado só as 18h. De acordo com órgão, houve um acidente com uma tubulação de gás que passa no local, o que atrasou os serviços de manutenção.

Por meio de nota a Águas de Manaus informou que finalizou o reparo na tubulação e agora está na fase asfaltamento da via. A concessionária informou também que a conclusão dos serviços deve ocorrer por volta de 12h. A nota diz ainda que o abastecimento da água nas zonas afetadas começou a ser recuperado na noite de quarta, já foi restabelecido em 75% das áreas, e a normalzação total deve ocorrer até o fim do dia.

O CASO

Caminhão engolido por cratera que se abriu em avenida de Manaus é retirado [https://s03.video.glbimg.com/x240/13175458.jpg]

Caminhão engolido por cratera que se abriu em avenida de Manaus é retirado Uma cratera se abriu e um caminhão de coleta de lixo foi ‘engolido’ na Zona Oeste de Manaus. O acidente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (11). Não houve informações de feridos. O veículo foi retirado da cratera por volta das 9h30 [https://DE.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/11/caminhao-engolido-por-cratera-que-se-abriu-em-avenida-de-manaus-e-retirado.ghtml] com apoio de equipes da Prefeitura de Manaus. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista do veículo. De acordo com a concessionária, equipes foram até o local para fazer a manutenção e a troca das tubulações. Devido a manutenção, bairros das Zonas Norte, Oeste e Centro-Oeste ficaram sem água. Até a manhã desta quinta-feira (12) alguns bairros ainda não tinham tido o serviço restabelecido.

Os bairros que tiveram o abastecimento de água interrompido foram:
Alvorada I,II e III, Américo Medeiros, Augusto Monte Negro, Bairro União, Belvedere, Bom Jardim, Campo Dourado I,II Celebridade, Cidadão VI, Cidadão XII Comunidade Luís Otavio, Monte Cristo, Comunidade Nobre, Comunidade Peniel, Cond. Alegro, Cond. Conquista Torquato, Cond. Ideal Flores, Cond. Jardim De Flores, Cond. Smart Tapajós, Cond. Símile Parque Das Flores, Conj. Ajuricaba, Conj. Alphaville III,IV Conj. Aripuanã, Conj. Aruanã, Conj. Ayapuá, Conj. Boas Novas, Conj. Campos Elíseos, Conj. Canaã, Conj. Canarana, Conj. Carlos Braga, Conj. Deborah, Conj. Eucalipto, Conj. Galileia II, Conj. Hileia I, II Conj. Ipase, Conj. Itaporanga II Conj. Itapuã, Conj. Jardim Portugal, Conj. Kissia, Conj. Manoa, Bairro da paz, Conjunto, Mundo Novo, Conj. Murici, Conj. Ouro Verde, Conj. Ozias Monteiro, Conj. Parque Das Samambaias, Conj. Renato Souza I, II, Conjunto Vila Da Barra, Conjunto Vila Verde I,II, Conjunto, Vista Bela, Dom Pedro I, II, Eduardo Braga, Fazendinha, Flamanal, Promorar, Francisca Mendes I, II, Jardim Das Américas, Jardim Europa, Jardim Versalhes I, II Jesus Me Deu, João Bosco II, Joao Paulo Suhab,4º Etapa, José Bonifácio, Lírio Do Vale I,II Loteamento Agnus Dey, América Do Sul, Loteamento Canaã, Loteamento Fortaleza, Loteamento Raquel, Manauara II, Monte Cristo, Monte Das Oliveiras, Monte Pascoal, Monte Sinai, Chapada, Nova Cidade, Nova Esperança, Conjunto Cophasa, Nra. do Perpétuo Socorro, Novo Israel I,II Omar Aziz, Osvaldo Frota I,II Parque Eduardo Braga, Parque Florestal, Parque 10, Conjunto Eldorado, parque Santa Etelvina, Ponta Negra, Raio De Sol, Redenção, Vista Bela, Residencial Turim, Riacho Doce I,II e III, Ribeiro Junior, Rio Piorini, Santa Etelvina I, II, Santa Tereza, Santo Agostinho, Santos Dumont, Sergio Pessoa Neto, Sta. Tereza, Sta. Terezinha, Terra Nova I,II, e III, União Da Vitoria, Vale Do Sinai, Vera Cruz, Vila Dos Pássaros, Vila Real, Villa Jardim, Vista Alegre, Vitoria Regia, Vivenda Das Samambaias, Comunidade Nova Vida, Condômino Rubí, Condomínio Paradise SKY, Núcleos, 1,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14, Conjunto Vila Cidade, Colônia Santo António, Condomínio Ametista, Midea, Nossa Senhora da Conceição, Santa Marta, Condomínio Vitali, Álvaro Neves, Vila Palete

2 de 2 Trabalhos de manutenção devem durar o dia todo — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

Trabalhos de manutenção devem durar o dia todo — Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

LEIA TAMBÉM

* TCE-AM afasta Ari Moutinho após denúncia de injúria contra a presidente da Corte, Yara Lins [https://DE.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/10/tce-am-afasta-ari-moutinho-apos-denuncia-de-injuria-contra-a-presidente-da-corte-yara-lins.ghtml] * VÍDEO: Grupo invade baby chá em bar e dispara fogos de artifício contra os participantes em Manaus [https://DE.globo.com/am/amazonas/noticia/2024/12/10/video-grupo-invade-baby-cha-em-bar-e-dispara-fogos-de-artificio-contra-os-participantes-em-manaus.ghtml]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp