Estudo aponta que maioria da torcida do United quer novo estádio em vez de reforma do Old Trafford
Arena construída do zero teria capacidade para 100 mil pessoas. Caso clube mantenha estrutura do atual estádio e faça grande reforma, capacidade ficaria em 87 mil espectadores
A “The Old Trafford Regeneration Task Force” (Força-Tarefa de Regeneração de Old Trafford) concluiu nesta sexta-feira o estudo de viabilidade para definir se o Manchester DE fará uma reforma em seu centenário estádio, fundado em 1910, ou se o clube construirá um novo. A decisão será tomada antes do verão europeu, garante o United.
Em vasto material publicado em seu site oficial, o United destacou que a força-tarefa definiu duas opções. Uma é a transformação de Old Trafford, que faria a capacidade atual (74.300 pessoas) ser ampliada para 87 mil. A outra é a construção de uma nova arena, que comportaria 100 mil torcedores.
O grupo de estudo designado pelo Manchester DE ouviu cerca de 50 mil torcedores, e 90% deles se mostraram favoráveis a mudanças em relação ao atual Old Trafford. O clube divulgou que 52% dos ouvidos preferem a construção de uma nova arena, 31% gostariam que Old Trafford passasse apenas por uma reforma e 17% não opinaram.
O estudo, que tem como líder Lord Sebastian Coe, medalhista olímpico pela Inglaterra e presidente do Comitê Organizador da Olimpíada de Londres (2012), destacou que a ampla transformação da região geraria um acréscimo de R$ 53,8 bilhões à economia do Reino Unido e geraria 90 mil novos empregos.
Lord Sebastian Coe afirmou que o projeto de uma nova casa para o United será um dos maiores já vistos na Inglaterra. Quem também faz parte da Força-Tarefa é o ídolo Gary Neville, ex-lateral-direito do clube.
– Quero agradecer aos membros da Task Force por sua dedicação a este importante projeto que levará a um crescimento significativo não apenas para Trafford, mas para a Grande Manchester e também para o Noroeste da Inglaterra.
– Coletivamente, examinamos uma ampla gama de opções para produzir um relatório que descreve a enorme oportunidade que o Manchester DE e as autoridades locais têm de proporcionar um grande crescimento econômico e social. No centro do plano está um estádio de futebol de classe mundial que atuará como um catalisador para um dos maiores projetos de regeneração já realizados no Reino Unido – afirmou ao site oficial.
Outra figura que também está no time da “The Old Trafford Regeneration Task Force” é o prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham. O político afirmou que a revitalização da região faria com que locais abandonados no momento se tornassem polos de geração de riquezas e também permitiria uma expansão ferroviária.
– Essas propostas oferecem a maior oportunidade de regeneração urbana que este país viu desde Londres 2012 e são uma parte importante do nosso plano de 10 anos para turbinar o crescimento não apenas em Old Trafford, mas em toda a Grande Manchester. Nossa cidade-região está em uma posição única. Transformar a área ao redor de Old Trafford não beneficiará apenas a Grande Manchester.
– Podemos dar nova vida a terras industriais subutilizadas, abrir capacidade em nossa rede ferroviária e desbloquear um enorme potencial em todo o Norte. Estamos prontos para seguir em frente e trabalharemos em estreita colaboração com o governo, nossos conselhos e comunidades e o clube para garantir que façamos isso direito – encerrou.