Press "Enter" to skip to content

EUA aprova novo medicamento contra Alzheimer após 20 anos

Última atualização 07/06/2021 | 17:13

Os Estados Unidos da América aprovaram hoje (07) um medicamento chamado Aduhelm, que trata pacientes com Alzheimer. O medicamento é o primeiro contra a doença em quase duas décadas e o primeiro a combater o declínio cognitivo relacionado à ela. Em novembro, um grupo de especialistas independentes haviam considerado insuficientes as evidências de benefícios do Aduhelm, no entanto, a FDA (Food and Drug Administration) acredita que uma droga pode fornecer benefícios significativos em relação aos tratamentos existentes.

“Aduhelm é o primeiro tratamento que visa a fisiopatologia subjacente da doença de Alzheimer, a presença de placas de beta amiloide no cérebro”, disse Patrizia Cavazzoni, da FDA. Com este parecer, o medicamento caminha agora para um processo de aprovação rápida da FDA.

O Aduhelm é um anticorpo monoclonal, também conhecido por seu nome genérico aducanumab, e foi testado em dois ensaios em humanos em estágio avançado da doença. Ele demonstrou uma redução no declínio cognitivo da doença e uma redução no acúmulo de uma proteína chamada beta amiloide no tecido cerebral dos pacientes com Alzheimer. Uma teoria afirma que a doença de Alzheimer é causada por um acúmulo excessivo dessas proteínas no cérebro de algumas pessoas à medida que envelhecem e seu sistema imunológico se deteriora.