EUA encerram tarifas de 40% em produtos do Brasil, como café e carne

eua-encerram-tarifas-de-4025-em-produtos-do-brasil2C-como-cafe-e-carne

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (21) a retirada das tarifas de 40% sobre alguns produtos brasileiros, como carne bovina, café, açaí e cacau. A decisão, publicada pela Casa Branca, incluiu 249 itens na lista de exceções do tarifaço aplicado ao Brasil, sendo válida para mercadorias importadas a partir de 13 de novembro. Na semana anterior, os EUA já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, beneficiando o Brasil com uma queda de 50% para 40%. Com essa medida, os produtos como café e carne voltam aos patamares anteriores do governo Trump.

Diferente da abordagem global da semana passada, a decisão de hoje se aplica exclusivamente ao Brasil. O presidente Donald Trump mencionou uma conversa com o ex-presidente Lula no início de outubro e destacou que a retirada das tarifas é fruto das negociações entre os governos brasileiro e norte-americano. Essa medida traz um alívio para os exportadores brasileiros, especialmente de café, que têm nos EUA o principal comprador do produto, representando cerca de 16% das exportações do Brasil, segundo o Ministério da Agricultura.

Durante os meses em que as taxas altas estavam em vigor, as importações americanas de café brasileiro haviam reduzido significativamente. Além disso, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) celebrou a decisão dos EUA, ressaltando que a mudança mantém condições equilibradas para o comércio internacional. Com isso, as negociações entre os países buscam promover estabilidade e facilitar as relações comerciais. Em resumo, a retirada das tarifas representa um passo positivo para fortalecer o comércio entre o Brasil e os EUA.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp