EUA pressionam Brasil a abandonar ideia de substituir dólar no Brics

eua-pressionam-brasil-a-abandonar-ideia-de-substituir-dolar-no-brics

Às vésperas de um encontro entre Marco Rubio e Mauro Vieira, o presidente dos DE quer que o Brasil abandone a ideia de substituir o dólar em transações do Brics. Está tudo preparado para que a reunião entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aconteça nesta semana, muito provavelmente, na quinta-feira (16). Os dois vão começar as negociações entre EUA e Brasil.

Trump afirmou que vai acabar com o BRICS se o bloco avançar com a proposta de substituição do dólar nas negociações comerciais. Às vésperas da reunião, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou um dos pontos que deseja negociar com o governo brasileiro. Ele destacou que muitos países estão deixando o Brics devido ao ataque ao dólar e ameaçou impor tarifas sobre produtos que entrem nos Estados Unidos.

Apesar da pressão dos EUA, o Brasil não pretende sair do Brics, mas deixou de falar na substituição do dólar como moeda para transações comerciais entre os países do grupo. Enquanto o governo brasileiro mantinha esse discurso, os outros integrantes do Brics, incluindo a China, evitaram defender a proposta para evitar conflitos com os Estados Unidos. Por uma questão de pragmatismo, assessores de Lula estão aconselhando a deixar esse debate de lado.

Implementar a ideia de substituir o dólar levaria um tempo, já que seria necessário adotar parâmetros para equilibrar as forças econômicas do Brics antes de escolher uma nova moeda para as transações comerciais e financeiras entre os países do grupo. A postura do Brasil em relação a esse tema reflete a complexidade das negociações internacionais e a importância de se equilibrar interesses diversos no cenário global.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp