EUA proíbem americanos de viajarem a passeio para Coreia do Norte

Nesta sexta-feira (21), os Estados Unidos anunciaram que vão proibir viagens a passeio de americanos para a Coreia do Norte. A proibição entra em vigor no dia 27 de julho. No mês passado, um turista americano, morreu após ser detido em Pyongyang.

O estudante americano havia sido repatriado em coma dias antes para os Estados Unidos, após permanecer 18 meses preso na Coreia do Norte. Em 2016, ele foi condenado pela Justiça norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados por roubar um cartaz de propaganda. Segundo seus médicos, teve graves danos cerebrais causados por uma parada cardíaca. A origem de seu estado de coma profundo ainda é um mistério.

Sua morte elevou as já fortes tensões entre Washington e Pyongyang. Nesse contexto, o presidente Donald Trump denunciou um “regime brutal” e declarou estar decidido a “impedir que inocentes sofram tais tragédias”. Atualmente, três americanos continuam detidos na Coreia do Norte.

* Com informações da Istoé

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp