EUA revogam mais de 100 mil vistos desde início do segundo mandato de Trump

2026-01-12t184457z_1_lynxmpem0b114_rtroptp_4_usa-trump-migration-visas

Os Estados Unidos revogaram mais de 100 mil vistos desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump, em janeiro de 2025. O dado foi divulgado pelo governo norte-americano nesta segunda-feira, 12, e representa um número recorde.

De acordo com o Departamento de Estado, milhares dos vistos foram cancelados em razão da prática de crimes, como agressões e dirigir sob efeito de álcool. O órgão afirmou que a medida está relacionada à política de segurança e imigração adotada pela atual administração.

O total de vistos revogados é duas vezes e meia maior do que o registrado em 2024, durante o governo do ex-presidente Joe Biden. O secretário de Estado, Marco Rubio, também mencionou a anulação de vistos de estudantes que participaram de protestos contra Israel, com base em uma legislação da era McCarthy que autoriza barrar estrangeiros considerados contrários à política externa dos EUA. Parte dessas decisões foi questionada na Justiça.

Segundo o Departamento de Estado, cerca de 8 mil dos vistos revogados pertenciam a estudantes. O governo informou ainda que os critérios para concessão de vistos foram endurecidos, incluindo a análise de publicações em redes sociais dos solicitantes.

As revogações integram uma política mais ampla de deportações, que envolve o reforço do número de agentes federais. O Departamento de Segurança Interna declarou recentemente que mais de 605 mil pessoas foram deportadas desde o início do segundo mandato de Trump, enquanto outras 2,5 milhões deixaram o país voluntariamente.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp