PAÍSES EUROPEUS ANUNCIAM REFORÇO DA SEGURANÇA NO ÁRTICO APÓS AMEAÇAS DE TRUMP À GROENLÂNDIA
Oito países europeus decidiram intensificar a segurança no Ártico em resposta às ameaças feitas por Donald Trump em relação à Groenlândia. Em uma declaração conjunta assinada por Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia e Reino Unido, os governos reafirmaram o compromisso de proteger a região autônoma dinamarquesa.
A declaração ressalta o compromisso dos países signatários como membros da OTAN em fortalecer a segurança no Ártico como um interesse compartilhado transatlântico. Além disso, o documento critica as ameaças tarifárias de Trump, apontando que essas ações minam as relações transatlânticas e podem provocar uma perigosa escalada descendente.
As medidas tomadas pelos países europeus vêm na sequência dos planos anunciados por Trump de aumentar as tarifas de importação sobre produtos de nações que se opõem à ideia de anexar a Groenlândia. Ele afirmou que uma tarifa de 10% entraria em vigor em 1º de fevereiro, podendo chegar a 25% posteriormente, atingindo países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia.
Diante das declarações de Trump, a Dinamarca busca soluções através de vias diplomáticas e conta com o apoio contínuo da União Europeia. O ministro das Relações Exteriores dinamarquês afirmou que o governo explorará a via diplomática apesar das ameaças, e embaixadores europeus realizaram uma reunião de emergência enquanto se aguarda o encontro entre Trump e líderes europeus no Fórum Econômico Mundial em Davos.
As declarações de Trump geraram protestos tanto na Dinamarca quanto na Groenlândia, com 85% dos groenlandeses mostrando rejeição à ideia de integração com os Estados Unidos. O presidente americano alega a importância estratégica da ilha para a segurança dos EUA devido à sua localização no Ártico e aos ricos depósitos minerais presentes. Autoridades dinamarquesas participaram de uma reunião em Washington, mas não houve acordo com representantes do governo dos EUA.




