Evandro Leitão garante: Fortaleza não terá aumento da tarifa de ônibus

Fortaleza não terá aumento da tarifa de ônibus, afirma Evandro; confira
O novo prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), tomou posse na quarta-feira (1º).

Evandro assumiu o cargo e, em seu discurso de posse, garantiu que não haverá aumento da tarifa de ônibus na cidade. Durante entrevista coletiva, o prefeito ressaltou seu compromisso em tornar eficiente a máquina pública e os recursos arrecadados dos fortalezenses, sem a necessidade de elevar os custos do transporte público.

Ao assinar a mensagem que pede à Câmara Municipal de Fortaleza a extinção da taxa do lixo, criada na gestão anterior, Evandro demonstrou sua disposição em cumprir suas promessas de campanha e buscar melhores condições para a população. A solicitação para que os vereadores votem rapidamente sobre o fim da cobrança evidencia a urgência do prefeito em implementar mudanças em sua gestão.

O prefeito também deixou claro que não pretende anistiar as dívidas decorrentes da taxa do lixo, destacando a importância de manter a responsabilidade fiscal e o respeito aos que cumpriram com suas obrigações. Com cerca de 70 mil fortalezenses inadimplentes, Evandro reforçou seu compromisso em revogar a taxa para evitar novas pendências financeiras para a população.

Durante sua entrevista ao lado da vice-prefeita Gabriella Aguiar, Evandro ressaltou os desafios encontrados em sua gestão, herdados de administrações anteriores, e reiterou sua postura de não conceder benefícios indevidos. A revogação da taxa do lixo a partir de sua posse é um passo importante para a nova administração e reflete o compromisso do prefeito em iniciar sua gestão com transparência e eficiência.

A criação da taxa de lixo em Fortaleza foi aprovada no final de 2022, após votação dos vereadores. Mesmo contestada judicialmente, a cobrança foi autorizada em 2023, gerando impactos na população. Com a atuação rápida de Evandro em solicitar a extinção do tributo, ele demonstra sua preocupação em eliminar entraves financeiros para os cidadãos e promover uma gestão mais acessível e responsável. As ações do prefeito refletem seu compromisso em atender às demandas da população e construir uma cidade mais justa e equilibrada para todos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ceará é atingido por 275 mil raios em 2024; confira cidades mais impactadas

Ceará foi atingido por 275 mil raios em 2024; veja cidades mais impactadas

Números foram obtidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel.

1 de 1 Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

Ceará foi atingido por mais de 275 mil raios em 2024 — Foto: SVM

O Ceará registrou 275.624 raios ao longo de 2024, de acordo com dados da concessionária de energia Enel. Isso significa que, em média, o estado foi atingido por 757 raios a cada dia do ano passado.

As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora as descargas atmosféricas no estado. De acordo com a companhia, as cidades mais atingidas por raios foram:

Granja: 9.456 raios
Santa Quitéria: 9.167
Aurora: 6.206
Jaguaretama: 5.353
Cariús: 5.309

Quando do divididas por macrorregiões, as áreas que mais foram atingidas por descargas elétricas foram o Cariri (45.299), Centro-Sul (41.249) e o Vale do Jaguaribe (37.492).

O Sistema de Monitoramento e Alerta, que contabiliza as descargas elétricas, também monitora chuvas, ventos fortes e queimadas, o que ajuda a Enel a identificar possíveis ocorrências na rede de distribuição.

De acordo com a Enel em 2025, somente nos primeiros nove dias, com o início da pré-estação chuvosa, já foram registrados mais de 7 mil raios no Ceará, com destaques para o Cariri (3.034) e o Sertão de Sobral (1.533).

Durante uma tempestade, a Enel recomenda que a população evite usar aparelhos conectados à tomada, como celular carregando; evite chuveiros elétricos e evite realizar o conserto de instalações elétricas.

Quem estiver fora de casa durante uma tempestade com raios, a recomendação é evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e linhas telefônicas; bem como evitar estar em áreas com campos abertos, como piscinas, praias, descampados e locais elevados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp