Evandro Leitão posse como prefeito de Fortaleza e planeja extinguir taxa do lixo

Evandro Leitão toma posse como prefeito de Fortaleza e diz que 1º ato de gestão será extinguir taxa do lixo

Evandro e sua vice-prefeita, Gabriella Aguiar, prestaram juramento na Câmara de Vereadores e foram empossados pela nova Mesa Diretora.

Evandro Leitão tomou posse como prefeito de Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Evandro Leitão (PT) tomou posse nesta quarta-feira (1º) como prefeito de Fortaleza, ao lado da vice-prefeita, Gabriella Aguiar (PSD), na Câmara Municipal de Vereadores. Em o seu discurso de posse, Evandro afirmou que seu primeiro ato, na manhã da quinta-feira (2), será enviar para a Câmara a mensagem que solicita a extinção da taxa do lixo de Fortaleza.

No início da cerimônia, 43 vereadores foram empossados para a nova legislatura e elegeram uma nova Mesa Diretora. O vereador Léo Couto (PSB) foi eleito presidente da Câmara, e deu posse a Evandro e Gabriella.

“Presto o compromisso de manter, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado do Ceará, esta Lei Orgânica e a legislação em vigor; promover o bem geral do povo fortalezense, a gestão democrática e o desenvolvimento sustentável da cidade; e defender a união, a integridade e a autonomia do município”, jurou Evandro no plenário da Câmara dos Vereadores antes de assinar o termo de posse.

Ao longo da sua fala, Evandro disse que a missão da gestão será combater a desigualdade social. Ele defendeu um amplo diálogo com os vereadores para a condução do município.

“Nos sentimos abraçados pela honrosa missão de gerir a nossa amada cidade pelos próximos quatro anos, de transformar Fortaleza em uma só, sem o muro da desigualdade que maltrata tantas famílias. Temos convicção de que essa é a missão de nossas vidas”, disse o prefeito de Fortaleza.

Novo presidente da Câmara, Léo Couto, com o termo de posse da nova vice-prefeita, Gabriella Aguiar — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Evandro Leitão tem 57 anos e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014. Ele estava atualmente no seu terceiro mandato de deputado e era presidente da Assembleia Legislativa quando anunciou sua candidatura à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024. Ele foi eleito no segundo turno com 50,38% dos votos.

Evandro Leitão é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Ele é servidor público, auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz).

Como vice, Evandro terá Gabriella Aguiar, de 34 anos, deputada estadual e médica geriatra. Ela fez Residência de Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza e de Geriatria no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Ao longo do mês de dezembro, Evandro anunciou 35 nomes que vão compor seu secretariado ou ocupar outros órgãos e autarquias. Entre eles, está o da vice-prefeita Gabriella Aguiar, que vai assumir a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motorista cearense entre os sete mortos em acidente de ônibus no Piauí

Motorista cearense é um dos sete mortos em acidente de ônibus no Piauí

Veículo levava pelo menos 22 passageiros. Foram confirmadas 7 mortes pela PRF até agora.

Kaíque Freitas foi um dos mortos no acidente de ônibus que ocorreu no município de Corrente (PI) — Foto: Reprodução

Kaíque Freitas foi um dos mortos no acidente de ônibus que ocorreu no município de Corrente (PI) — Foto: Reprodução

Um motorista cearense, identificado como Kaíque Glauber Lúcio de Farias, está entre os mortos do acidente de ônibus que ocorreu na madrugada desta terça-feira (7) na BR-135, no município de Corrente, no sul do Piauí. O veículo tinha como destino o estado de São Paulo.

Kaíque tem de 32 anos e é natural de Tauá, interior cearense. Ele já trabalhava fazendo viagens interestaduais há anos. Entre os destinos mais comuns estava São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Ele era casado e tem dois filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 1 ano.

O veículo partiu do município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba do Ceará, na última segunda-feira (6), por volta das 10h. Devido à distância e longa duração, essas viagens são realizadas com dois motoristas, que se revezam na condução.

De acordo com a família, Kaíque embarcou no veículo na cidade de Tauá, e assumiu a condução do ônibus, que levava pelo menos 22 pessoas. Ele teria conduzido o transporte ao longo do dia e, de noite, trocou com o outro motorista da empresa e foi descansar.

Ainda conforme familiares, Kaíque dormia no bagageiro do veículo no momento do acidente.

Na madrugada, o veículo saiu da estrada e tombou às margens da BR-135, entre o município de Corrente e São Gonçalo de Gurguéia. No relatório preliminar, a PRF apontou defeito mecânico e ausência de reação como as possíveis causas do acidente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp