Press "Enter" to skip to content

Evento apresenta pesquisas inovadoras e produtos tecnológicos desenvolvidos na UFG

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A 2ª Mostra UFG de Inovação e o Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da Universidade Federal de Goiás serão realizados lado a lado, nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia. Os dois eventos são gratuitos, abertos a toda a sociedade e integram o 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex). A organização de ambas as atividades é da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

A abertura da Mostra será realizada no dia 21 de outubro, às 14h. Às 16h será o Demo Day, apresentação das startups incubadas no Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade. Nesse primeiro dia, a Mostra estará aberta à visitação das 14h às 20h. No dia 22 de outubro, a visitação será das 9h às 18h. Nesse último dia, às 17h, será realizada a premiação da 6ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário e às 18h ocorrerá o encerramento conjunto da Mostra e do Seminário de Iniciação à Pesquisa.

A abertura do Seminário de Iniciação à Pesquisa será realizado no dia 21 de outubro, às 10h, com apresentações orais de alunos de iniciação científica júnior (do ensino fundamental e médio), nas salas 2 e 3 do Centro de Eventos. As apresentações dos pôsteres vão acontecer no dia 21 de outubro, das 14h às 17h30, e no dia 22 de outubro, das 8h30 às 12h. “Seria muito bom contar com a presença das pessoas para visualizarem o que um programa desta natureza promove na criança e no adolescente”, destaca a diretora de Pesquisa da PRPI, Rejane Ribeiro-Rotta.

Mostra UFG de Inovação

A Mostra vai abranger praticamente todas as áreas. A temática do evento inclui inteligência artificial, design de joias, tecnologias para a construção civil, nanotecnologia para a saúde, tecnologias agrícolas, mídias interativas e games, entre vários outros. Neste ano, haverá o dobro de expositores em relação ao evento de 2018. É a chance de os visitantes conferirem, inclusive, pesquisas da Universidade que ganharam destaque recente na mídia nacional.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Pesquisa e Inovação e diretora de Transferência e Inovação Tecnológica da UFG, Helena Carasek, o evento é uma oportunidade para parcerias entre a Universidade e empresas, nas mais diversas áreas. “A Mostra vai apresentar um pouco da ciência e da tecnologia desenvolvidas na UFG, o que temos de pesquisas que já estão chegando ao mercado, que empresas já conseguem aplicar ou já estão próximas disso”.

Helena Carasek também destaca a apresentação das startups incubadas no CEI durante o Demo Day, no dia 21, às 16h. É o momento em que será mostrado o que essas empresas fazem, quais são as inovações por elas geradas. “Isso pode oportunizar ao investidor aplicar uma tecnologia ou processo inovador que as startups estão produzindo”.

Outra atração da Mostra que a diretora de Transferência e Inovação Tecnológica ressalta é a premiação da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, que será anunciada no dia 22, às 17h. Helena Carasek salienta ainda o fato de a Mostra de Inovação, neste ano, estar ao lado do Seminário de Iniciação à Pesquisa. “Acreditamos que para inovar, principalmente para fazer uma inovação disruptiva, você precisa fazer pesquisa. Então, estamos mostrando desde o início da pesquisa até a ponta. Vamos mostrar a cadeia toda”.

Seminário de Iniciação à Pesquisa

“O Seminário é o momento em que visualizamos os produtos gerados a partir do Programa de Iniciação à Pesquisa da UFG, que inclui desde as pesquisas à qualificação dos estudantes participantes”, explica a diretora de Pesquisa. E ainda, desde o ano passado, foi criada uma outra modalidade para incluir alunos de iniciação científica bolsistas e não-bolsistas externos ao programa institucional.

Durante o Seminário, além da avaliação dos trabalhos por consultores internos da UFG, o Programa como um todo é avaliado por comitê externo, constituído por pesquisadores de várias áreas e Estados do País.

Vale ressaltar algumas novidades em relação ao evento de 2018. Neste ano, todas as apresentações serão em pôsteres; não haverá exposições orais (com exceção daquelas da abertura do evento). A área de exposição dos pôsteres contará com um design moderno, melhor fluxo e um palco onde acontecerão os “pitchs”. Essas apresentações rápidas permitirão a cada estudante sorteado destacar a principal contribuição de seu trabalho para a sociedade e onde o pôster estará localizado.

Outro diferencial desta edição do Seminário é o fato de que os pôsteres serão expostos sem separação por áreas ou por categorias. “Acreditamos que esse modelo permitirá uma interação maior entre os alunos tanto em relação às grandes áreas do conhecimento quanto em relação às modalidades de pesquisa”, prevê Rejane Ribeiro-Rotta.

A diretora também chama a atenção para o fato de o Seminário, neste ano, acontecer simultaneamente com a Mostra de Inovação e em um mesmo ambiente. “Os alunos poderão ir à Mostra e enxergar aonde podem chegar”. Por outro lado, o público da Mostra terá a chance de ver trabalhos de pesquisadores que um dia poderão gerar tecnologias e inovações. “De certa forma, uma atividade estimula a outra como se fossem partes de um mesmo processo”, pondera Rejane Ribeiro-Rotta.

O encerramento do Seminário acontecerá no dia 22, às 18h, quando serão anunciados os trabalhos indicados para concorrer ao prêmio de melhor iniciação à pesquisa 2019. Essa premiação será entregue no mês de dezembro, na reunião especial do Conselho Universitário. Mais informações sobre o Seminário e a Mostra estão disponíveis no site prpi.ufg.br.

Serviço

2ª Mostra UFG de Inovação e Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação

Data: 21 e 22 de outubro de 2019

Horário: 10h (abertura do Seminário) e 14h (abertura da Mostra)

Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Ferua Bufáiçal – Câmpus Samambaia

Contato: Secretaria de Comunicação da UFG – (62) 3521-1311