Press "Enter" to skip to content

Evento da Espanha chama atenção ao colocar cavalos atravessando fogueira ‘para se purificar’

Última atualização 21/01/2024 | 10:59

O povoado de San Bartolomé de Pinares, localizado na província de Ávila, na Espanha, realizou a semana o festival Las Luminarias, destacando-se pela peculiaridade de cavalos atravessarem uma grande fogueira como parte de um ritual de “purificação”. Este evento tradicional coincide com as celebrações em honra a Santo Antônio que de acordo com os moradores locais remonta por muitos anos.

Embora os detalhes da origem dessa tradição sejam desconhecidos, o povoado afirmam que ela tem raízes profundas e está associada à festa de Santo Antônio, antigo padroeiro, utilizada para abençoar os animais que desempenhavam atividades no campo, conforme explicou Teodoro Gómez, um aposentado local, à agência France Presse.

A festividade é vivenciada com intensidade pelos habitantes, que expressam o amor pelos cavalos. Para os jovens e moradores locais, é considerado um dos maiores festivais. Ana Domínguez, uma bartender, compartilhou o entusiasmo, afirmando: “Celebramos este festival com muita intensidade aqui porque gostamos muito de cavalos e, para os jovens, para os locais, é como se fosse o maior festival para nós”.

Mónica Abad, funcionária de uma farmácia local, destacou a singularidade do evento, afirmando. “Há muitas festas bonitas por aí, mas esta é uma das melhores porque não existe em nenhum outro lugar”.

Embora San Bartolomé de Pinares seja habitado por apenas 600 pessoas, durante o período do festival, a localidade atrai um número significativamente maior de visitantes.

Assista ao vídeo dos cavalos atravessando a grande fogueira: