Evento ‘Doar Santos’ celebra dia de solidariedade com atrações variadas

Santos celebra o Dia de Doar com atrações

Ação busca inspirar e mobilizar a população a ser mais solidária e generosa.

Em 2023, o evento Doar Santos ocorreu na Rua Othon Feliciano, no Gonzaga. — Foto: Divulgação

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, sediará a segunda edição do evento ‘Doar Santos’ neste sábado (30), com diversas atrações das 14h às 18h. A ação faz parte da campanha global ‘Dia de Doar’, que visa inspirar e mobilizar a população para ser mais solidária, celebrando e conscientizando sobre a importância da doação.

Promovido pela Rede Sementeira em parceria com diversas instituições, o evento ganhou força no ano passado, quando o ‘Dia de Doar’ foi incluído no calendário oficial da cidade por meio da Lei 4.368/23.

PROGRAMAÇÃO

O evento ocorrerá no Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Quebra Mar. Na programação, estão previstas apresentações musicais e experiências interativas e culturais. Além disso, 23 organizações sociais irão apresentar seus trabalhos e dialogar com o público.

A prefeitura realizará uma feira de adoção de animais para estimular a tutoria responsável de cães e gatos abandonados e orientará sobre a doação de órgãos, por meio de ações da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, entre outros. Durante o evento, também haverá um ponto de arrecadação de leite em prol do Fundo Social de Solidariedade de Santos.

A escola UNICA Terapias levará profissionais e alunos para realizarem atendimento gratuito à população, com massagens, aplicação de reiki, terapias e vivências. Ainda haverá uma aula aberta de yoga e dançaterapia com o tema ‘Doar é preciso’.

A comunidade também poderá colaborar com serviços. Os interessados em oferecer ajuda voluntária no evento devem se inscrever preenchendo um cadastros online.

DIA DE DOAR

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa ocorreu pela primeira vez há 12 anos, nos Estados Unidos. Lá, ela é realizada na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), pois se tornou uma resposta solidária ao consumismo da Black Friday e Cyber Monday.

No Brasil, a primeira edição do Dia de Doar foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global em busca de incentivar a cultura de doação. A data visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, mostrando que todos podem participar e fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Defesa Civil emite 1º alerta sonoro de SP para enchentes em Campinas: medida inédita assusta moradores

Defesa Civil dispara pela 1ª vez no estado de SP alerta sonoro para enchentes em celulares de Campinas e som assusta moradores

Medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

Defesa Civil envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes

DE envia em Campinas 1º alerta sonoro de São Paulo para avisar sobre enchentes
A DE enviou, na noite desta quarta-feira (25) em Campinas (SP), o primeiro alerta sonoro do estado de São Paulo para avisar sobre risco de enchentes e alagamentos. A medida inédita é uma nova estratégia do órgão que começou a ser implementada para evitar que as pessoas sejam surpreendidas por fortes temporais.

O texto veiculado nos celulares dos moradores da metrópole foi: Possibilidade de chuva forte em Campinas com risco ALTO de enxurradas e inundações. Mantenha-se em local seguro.

A mensagem veio acompanhada de um alerta sonoro muito alto, que toca mesmo quando os celulares estão no silencioso. Assista no vídeo acima.

De acordo com a Defesa Civil, a estratégia já tinha sido usada em Minas Gerais e no Espírito Santo.

ASSUSTOU MORADORES
A mensagem com o alerta sonoro muito alto enviado às 22h18 assustou muito os moradores de Campinas e repercutiu nas redes sociais e grupos de condomínio.

No Instagram e no X, os moradores começaram a postar mensagens perguntando se outras pessoas tinham ouvido o mesmo barulho.

Em grupos de condomínios espalhados pela cidade, o único assunto na noite desta quarta foi o alerta da Defesa Civil. Veja algumas das reações:
“Eu estava dormindo. Achei que era o alarme de incêndio”
“O meu celular também apitou! Assustei”
“Meu celular começou a apitar super alto”
“Morri de susto”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp