Evento em Petrolina homenageia Dia da Pessoa com Deficiência: atendimentos gratuitos e documentos importantes. Venha participar!

Nesta terça-feira (3), a prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizará um evento em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, oferecendo atendimentos gratuitos para a população local. A ação incluirá serviços de beleza, aferição de pressão, teste glicêmico, bem como a emissão de credencial de estacionamento para pessoas com deficiência e a carteirinha de identificação para pessoas com autismo.

O local escolhido para sediar o evento será a Secretaria Executiva de Acessibilidade, situada na Avenida Gilberto Freire, S/N°, Vila Mocó, e a programação está marcada para ocorrer das 9h às 12h. Para usufruir dos serviços disponibilizados, os interessados devem apresentar RG, CPF, laudo médico com CID atualizado, comprovante de residência em Petrolina, uma foto 3×4 e preencher o requerimento específico para solicitar o serviço desejado.

Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), reforçando o compromisso e a importância de promover a inclusão e a acessibilidade para todos. A comunidade é convidada a participar desse evento que busca proporcionar um dia de cuidados e atenção às pessoas com deficiência e suas famílias.

Portanto, se você está em Petrolina e deseja usufruir desses serviços gratuitos no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, não deixe de comparecer à Secretaria Executiva de Acessibilidade. Aproveite essa oportunidade para cuidar da sua saúde, bem-estar e ainda obter documentos importantes para facilitar a mobilidade e a identificação de pessoas com deficiência ou autismo na cidade.

Participe desse evento inclusivo e solidário, promovido pela prefeitura de Petrolina, que visa celebrar e apoiar a causa da pessoa com deficiência, proporcionando atendimentos e cuidados essenciais para melhorar a qualidade de vida e a integração social. Juntos podemos construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades especiais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Imóvel que era bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha: decisão judicial remove ocupantes e define novo uso

Justiça desocupa bar que funcionava em imóvel construído para ser Casa Paroquial em Fernando de Noronha

No local funcionava o Muzenza, espaço de shows. O imóvel também era residência de moradores da ilha. A Igreja Católica divulgou planejamento de uso do imóvel.

Imóvel que era usado como bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha

Imóvel que era usado como bar é reintegrado à Igreja em Fernando de Noronha

Por decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o bar e pizzaria Muzenza foi desocupado. O espaço foi reintegrado à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha

A decisão judicial foi executada no final de semana. Os moradores da ilha que ocupavam o espaço também foram retirados.

Segundo os historiadores, originalmente o imóvel foi construído para ser a casa paroquial e a capela de velórios de Fernando de Noronha.

A decisão foi assinada pelo juiz João José Rocha Targino, que determinou a suspensão do Termo de Permissão de Uso (TPU), que é o documento de posse do imóvel cedido pela Administração da Ilha, à família de família de Dona Pituca (Maria do Carmo Dias Barbosa, que morreu em 2012), que fundou o primeiro restaurante e pousada da ilha no local, e morava no terreno.

Leandra Teixeira, neta de Maria do Carmo e moradora da área arrendada, lamentou a decisão, mas preferiu não se pronunciar.

CONSELHO DISTRITAL

O Conselho Distrital realizou uma reunião para discutir o assunto. O presidente do órgão, Ailton Araújo Júnior, afirmou que os representantes da comunidade vão encaminhar uma solicitação à Administração da Ilha para que aconteça um apoio aos familiares de Dona Pituca.

“Vamos solicitar ao governo local que a Igreja Católica desocupe o imóvel que atualmente é usado como casa paroquial. O padre deve passar a residir no espaço que era o Muzenza. O imóvel desocupado deve ser destinado à moradia dos familiares de Dona Pituca”, defendeu Ailton Júnior.

O DE entrou em contato com a Administração de Fernando de Noronha para saber qual é a avaliação do governo sobre a solicitação do Conselho Distrital, mas até a publicação desta reportagem não recebeu resposta.

IGREJA

O padre da ilha, Weslley Souza, disse que a Igreja Católica deve restaurar o imóvel que era usado como bar, conforme orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio foi construído no Século 18.

O pároco contou que o prédio deve ser usado como casa paroquial e que Fernando de Noronha terá um segundo padre morador da ilha para apoiar os trabalhos da igreja.

“O novo padre deve chegar à ilha em fevereiro. Ele vai ajudar nos trabalhos pastorais da paróquia. Vamos ampliar as ações e a assistência à comunidade”, disse o padre Weslley.

O padre também falou sobre outras utilidades que o espaço deve ter. “Vamos fazer um ambiente para acolhida dos fiéis. Queremos fazer também um salão paroquial com banheiros, além da capela de velório, que será restaurada”, declarou padre Weslley Souza.

O DE entrou em contato com os representantes do bar e pizzaria Muzenza para falar sobre a decisão judicial, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp