Eventos da COP30 no Rio de Janeiro: saiba as interdições e alterações de trânsito

eventos-da-cop30-no-rio-de-janeiro-saiba-as-interdicoes-e-alteracoes-de-transito

Neste sábado, o Rio de Janeiro está com vias interditadas devido aos eventos que antecedem a COP30 em Belém. Essas interdições momentâneas têm como objetivo facilitar a passagem de comboios dos representantes internacionais em vias próximas aos locais dos eventos. A cidade dá início a uma intensa agenda internacional com 53 eventos voltados à crise climática, recebendo autoridades e lideranças de todo o mundo, incluindo o príncipe William, que traz o Prêmio Earthshot pela primeira vez à América Latina. Confira as mudanças que estão acontecendo neste sábado e nos próximos dias.

Entre os principais eventos que estão ocorrendo no Rio de Janeiro estão o Fórum de Líderes Locais da COP30, a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, o Earthshot Prize, a Earthshot Week, Diálogos Locais, o Festival Respira Rio (Breathe Cities), a Inauguração do Solário Carioca, e o X, Moonshot Factory. Esses eventos estão acontecendo em diferentes locais da cidade, como no MAM, Vivo Rio, Museu do Amanhã, Armazém 3 do Pier Mauá, Praça Tiradentes, Avenida Chile, e Porto Maravalley.

No entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e do Vivo Rio, a Rua Jardel Jércolis estará interditada a partir das 22h do dia 1º até às 6h do dia 6 de novembro. Já na Praça Mauá e arredores, dias 4 e 5 de novembro terão acessos limitados à Avenida Rodrigues Alves e na Praça Mauá. Além disso, a Avenida República do Chile e entorno passam por interdições até às 21h do dia 1º de novembro, afetando vias como a Rua da Relação, Rua do Resende, e Rua do Lavradio.

Durante os dias 1º a 7 de novembro, outras vias da cidade podem sofrer alterações momentâneas para garantir a fluidez do trânsito. No que diz respeito aos transportes, no domingo (2/11), Dia de Finados, o sistema metroviário funcionará das 7h às 23h. O metrô terá operação normal das 5h à meia-noite, o trem funcionará normalmente, o BRT continuará operando, e o VLT Carioca terá uma interrupção temporária no dia 5, entre 11h e 12h, nas estações Parada dos Navios e Parada dos Museus.

Com todas essas movimentações e interdições, a cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber representantes internacionais e sediar diversos eventos importantes no contexto da crise climática. É importante ficar atento às informações de trânsito e transportes para facilitar a locomoção durante esse período movimentado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp