Ex-campeão mundial de skate pedala 1.300 km para agradecer cura do câncer da mãe

ex-campeao-mundial-de-skate-pedala-1.300-km-para-agradecer-cura-do-cancer-da-mae

Ex-campeão mundial de skate pedala mais de 1.300 km até Aparecida para agradecer cura de câncer da mãe

Douglas Dalua inicia peregrinação nesta segunda-feira (16) e deve concluir percurso em uma semana.

Esportista decide viajar de São Leopoldo até Aparecida de bicicleta

O ex-atleta de skate Douglas Dalua inicia nesta segunda-feira (16) uma peregrinação de bicicleta entre São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e Aparecida, em São Paulo, para pagar uma promessa após a cura do câncer da mãe. O percurso ultrapassa 1,3 mil quilômetros e deve ser concluído em sete dias.

Douglas parte da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na cidade gaúcha, acompanhado de dois amigos, que vão fazer companhia e registrar toda a viagem.

A cada dia, o grupo pretende pedalar entre 130 e 230 quilômetros, em um trajeto que pode chegar a até 1.400 quilômetros, dependendo das estradas em São Paulo, até chegar ao Santuário Nacional.

Douglas conta que treina há pelo menos três meses, desde o diagnóstico da mãe. Ele acelerou exames particulares e acompanhou o tratamento de perto. O ex-atleta levou a mãe ao Santuário pela primeira vez em 2012, ano em que venceu o campeonato mundial de skate. Após a cura, decidiu agradecer com a viagem.

> “Sou filho único, fui criado pela minha mãe. Ela é a minha base”, emociona-se o atleta.

Douglas Dalua é considerado o primeiro brasileiro a se profissionalizar em downhill (modalidade que consiste em descer ladeiras de skate em alta velocidade), em 1999. Em 2006, conquistou o campeonato brasileiro, e 10 anos depois conquistou o título mundial de downhill speed, em Kogelberg, África do Sul.

O ciclista relata que o apoio dos companheiros fortaleceu a decisão. “O Tonho me contatou e disse que tinha o mesmo propósito. A gente está junto. Aí entrou o Gênesis para completar esse desafio”, afirmou.

O amigo Luiz Antônio, conhecido como Tonho, é experiente em percursos longos de bike e explica que alimentação e descanso serão os principais desafios. “Nossa base no ciclismo é ter um bom consumo, porque a perda de energia é muito grande”, conta.

Os planos para o primeiro dia de pedalada consistem em percorrer os primeiros 230 quilômetros até Sombrio. Depois, o grupo segue por seis etapas, com trechos entre 130 km e 230 km, até completar o trajeto. A volta será de carro, por causa dos compromissos profissionais dos três participantes.

Douglas diz que a promessa nasceu no momento mais difícil do diagnóstico de câncer da mãe, Niveria. Ele acredita que a fé impulsionou a decisão.

> “Para a fé, a gente não tem distância, não tem limite.”

Além disso, o atleta ressalta que a viagem também serve como alerta para a importância da prevenção e dos exames de rotina, reforçado pelo relato da família.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp