Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai por usar documentos falsos; VEJA as imagens

ex-diretor-da-prf-e-preso-no-paraguai-por-usar-documentos-falsos3B-veja-as-imagens

Imagens mostram Silvinei Vasques sendo levado para inspeção de documentos antes de ser preso no Paraguai; VEJA

Prisão aconteceu nesta sexta-feira (26), no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai enquanto ele tentava fugir para El Salvador. Polícia paraguaia descobriu que documentos usados por ele eram de outra pessoa.

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi flagrado sendo levado para inspeção de documentos antes de ser preso na madrugada desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção. As imagens foram divulgadas pela Polícia Nacional Paraguaia.

Silvinei foi pego enquanto tentava fugir para El Salvador usando documentos paraguaios, como identidade e passaporte em nome de Julio Eduardo.

O diretor de Migrações do Paraguai, Jorge Kronawetter, informou que durante comparativo de fotos, numeração e impressões digitais, se confirmou que Silvinei não era a mesma pessoa apresentada no documento.

Silvinei foi flagrado sendo levado para inspeção dos documentos antes de ser preso no Paraguai.

Kronawetter disse que o Ministério Público do Paraguai vai investigar se os documentos usados por Silvinei foram extraviados ou roubados.

Por ter não ter declarado sua entrada no Paraguai conforme a lei de migrações do país, Silvinei será expulso e levado ao Brasil. A expectativa é de isso aconteça ainda na tarde desta sexta-feira (26), e a travessia seja feita pela Ponte da Amizade, que fica entre Cidade do Leste e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Vasques estava em Santa Catarina quando rompeu a tornozeleira eletrônica. Assim que isso aconteceu, as autoridades brasileiras avisaram os países vizinhos, como Colômbia, Paraguai, Argentina.

Durante a abordagem, de acordo com o diretor, Silvinei chegou a apresentar à polícia paraguaia uma declaração na qual afirmava que tinha câncer na cabeça e não podia falar. No documento, “Declaração Pessoal para Autoridades Aeroportuárias”, Silvinei afirmava: “Eu, a pessoa que apresenta este documento, informo que não falo nem ouço, devido a uma condição médica grave”.

Em nota, a Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do Hospital Itamed, disse que o médico citado no documento não possui vínculo com a unidade. Leia a nota na íntegra.

Fuga começou na véspera de Natal

Em informações enviadas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, a Polícia Federal afirmou que Silvinei Vasques deixou a sua residência ainda na noite de quarta-feira (24), véspera de Natal — antes de a tornozeleira parar de funcionar.

Moares decreta prisão preventiva de Silvinei Vasques

O ministro Alexandre de Moraes avaliou que as informações da PF demonstram que Silvinei Vasques tentou fugir do país para driblar ordens judiciais. Em decisão nesta sexta, Moraes determinou a prisão preventiva do ex-diretor da PRF.

Atuação na PRF e condenações na justiça

Silvinei Vasques foi condenado neste mês pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 24 anos e 6 meses de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Silvinei Vasques deixou cargo na prefeitura de São José (SC) este mês

Em janeiro de 2025, Silvinei Vasques foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de São José (SC), cidade da Grande Florianópolis, pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD).

Vídeos: mais assistidos do DE

Leia mais notícias da região em DE, DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp