Ex-meia de Coritiba e Cruzeiro, Rafinha fez uma postagem nas redes sociais mostrando que foi confundido por argentinos com Raphinha, da seleção brasileira. Com isso, o agora ex-jogador recebeu várias mensagens, parte delas racistas, após a derrota do Brasil para a Argentina por 4 a 1. Rafinha falou em dar “porrada neles” em entrevista a Romário, dias antes do clássico.
“Não tinha entendido o porquê das mensagens, li algumas e tem, infelizmente, com racismo, me chamando de macaco, desse tipo de coisa. Algo que nunca passei na carreira, estou passando agora. A maioria é desse tipo, fui até apagando. A gente já viu muitos casos dos argentinos com os brasileiros, eles acham ‘normal’, e não tem nada de normal nisso. Postei em um tom de brincadeira, mas as mensagens são sérias. Se tiver algo mais, vamos ter que tomar providências”, disse o ex-meia Rafinha ao ge.
“Logo após o jogo começaram a mandar as mensagens. Confundiram os Rafinhas. Quando eu jogava também provocava um pouquinho, mas procurava resolver e fazer algo dentro de campo, para não passar por isso. Ele deve estar recebendo muito mais mensagens, mas não tenho culpa disso, né? (risos). Ele que falou e que assuma pela entrevista dele”, completou.
As declarações feitas pelo atacante Raphinha repercutiram na imprensa argentina e em outros lugares do mundo. Nicolás Tagliafico, lateral titular da Argentina, afirmou que Raphinha justificou a polêmica declaração, dizendo que “traduziram mal”.
Rafinha tem 41 anos e pendurou as chuteiras em 2022. Ele teve destaque principalmente com as camisas do Coritiba e do Cruzeiro, mas soma passagens por outros clubes, como Portuguesa, São Paulo, Grêmio e Goiás. Com o Coxa, Rafinha foi tetracampeão paranaense e conquistou também a Série B do Brasileiro. Pelo Cruzeiro, o meia ganhou duas vezes a Copa do Brasil e duas vezes o Campeonato Mineiro.