Ex-padre defende poliamor e Cristo: “Não proibiu nada” – Conheça a história de Emerson Rogério de Souza e seu trisal

ex-padre-defende-poliamor-e-cristo3A-22nao-proibiu-nada22-conheca-a-historia-de-emerson-rogerio-de-souza-e-seu-trisal

Do celibato ao poliamor: ex-padre defende a não monogamia e diz que ‘Cristo nunca proibiu nada’

Emerson Rogério de Souza, de 51 anos, trocou o celibato pelo poliamor e hoje vive um trisal em Araçatuba (SP). A família participou do 1º Encontro de Trisais do Brasil, em Pinhalzinho (SP).

“A gente está falando de amor. Cristo em momento algum proibiu nada, desde que você ame o próximo como a ti mesmo”. A frase, dita em tom suave — quase como uma pregação dos tempos de sacerdócio — vem de quem ainda encontra na fé respostas para questões existenciais, mas deixou de viver preso às molduras da religião.

Emerson Rogério de Souza, de 51 anos, trocou o celibato pelo poliamor e hoje vive um trisal em Araçatuba (SP). O ex-padre que defende que o ser humano não é monogâmico por essência divide a casa, tarefas e a cama com Daniela e Camila há dois anos — sendo Daniela sua esposa há 26 anos.

Presente no 1º Encontro de Trisais do Brasil, unido à ideia de busca por reconhecimento e direito de famílias poliafetivas, Emerson explica que houve um rompimento com a instituição religiosa e não com a fé, e que essa separação ocorreu após questionamentos próprios, em especial sobre o casamento.

Natural de Campo Grande (MS), entendia como uma vocação o desejo de ser padre. Irmão do Sagrado Coração de Jesus, atuava em Campanha (MG), quando o destino o apresentou a jovem Daniela. Emerson tinha próximo de 20 anos, e a futura esposa, 14.

No entanto, depois do retiro Emerson voltou para Minas Gerais, e só voltou a encontrar Daniela dois anos depois, ao ser sorteado e levado pela missão religiosa novamente a Araçatuba.

Em meio a todos os questionamentos sobre o casamento, encontrar o amor foi o passo que faltava para se afastar da igreja – o que formalizou com um pedido. Mas viver essa relação não foi simples.

A transição entre a batina e a vida em trisal não foi imediata. Mais tranquilo frente ao microfone, Emerson é o único que topou gravar para falar sobre a relação. Daniela, tímida, não quis gravar com a equipe. Mas demonstrou ao lado do marido, e da esposa, Camila, o quão unido o trisal é.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp