Ex-policial civil agride PM de folga em parque: prisão e acusações no Paraná

ex-policial-civil-agride-pm-de-folga-em-parque3A-prisao-e-acusacoes-no-parana

Ex-policial civil agride policial militar de folga que o prendeu durante ocorrência anterior no Paraná; VÍDEO

Segundo a Polícia Civil, a PM foi escolhida como alvo em razão da função.
Germano de Alencar Araripe Façanha deverá responder por injúria, lesão corporal, ameaça, resistência e lesão corporal praticada contra agente de segurança pública.

Ex-policial civil é preso após agredir policial militar de folga em parque no Paraná

O ex-policial civil Germano de Alencar Araripe Façanha, de 41 anos, foi preso neste domingo (28) após agredir uma policial militar que estava de folga em um parque de Londrina, no norte do Paraná.

Segundo a Polícia Civil, a PM foi escolhida como alvo em razão da função, uma vez que, em outra ocasião, atendeu uma ocorrência envolvendo o suspeito e o encaminhou para a delegacia.

Pessoas que estavam no local filmaram o momento em que o ex-policial é imobilizado e preso. Assista ao vídeo acima.

Conforme o Boletim de Ocorrência (B.O), a policial estava com amigas aproveitando a folga, quando o homem se aproximou por trás e passou a dar socos na cabeça dela. Após a vítima cair, Germano continuou a agredir e tentou enforcá-la, segundo o registro. Durante as agressões, o homem afirmava que “ninguém apanha de graça”, conforme o B.O.

As agressões só pararam depois que o suspeito foi contido fisicamente por outro policial militar de folga, que estava passeando no local com a família. Na sequência, equipes policiais foram acionadas e compareceram no local, assumindo a ocorrência.

A vítima foi encaminhada para um hospital onde passou por atendimento médico. Em seguida, foi até a delegacia para representar contra o agressor. Ela solicitou uma medida protetiva para que o agressor seja proibido de se aproximar dela, caso seja solto pela Justiça.

O policial que interveio nas agressões teve ferimentos leves, como escoriações.

Germano também passou por atendimento médico, e depois foi encaminhado para a Central de Flagrantes. Ele passou por interrogatório, mas optou por permanecer em silêncio.

Ele deverá responder por injúria, lesão corporal, ameaça, resistência, bem como lesão corporal praticada contra agente de segurança pública em razão da função.

O advogado José Henrique de Souza Zagatto, que representa Germano, optou por não se manifestar.

Policial militar feminina é agredida por ex-policial civil em Londrina

HISTÓRICO DE CONFUSÕES

Segundo a Polícia Civil, Germano de Alencar Araripe Façanha responde a crimes semelhantes, cometidos anteriormente, além de já ser alvo de medidas protetivas.

A RPC apurou que o homem tem um histórico de indisciplina e se envolveu em confusões em bares e em um supermercado, inclusive agredindo outras pessoas.

Ele fazia parte do quadro da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) desde 2014, e atuava como investigador da Polícia Civil. Ele foi demitido em 2022, após ser submetido a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

Na ocasião, a apuração apontou que o homem infringiu diversas normas em pelo menos três ocasiões. Entre elas, valer-se do cargo para obter proveito pessoal, praticar ato lesivo a honra ou ao patrimônio, com abuso ou desvio de poder, insubordinação grave e condutas que afetam a dignidade da classe.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp

Picture of Pedro Lobo

Pedro Lobo