Ex-prefeito de Inhumas é condenado por improbidade, diz MPGO

O ex-prefeito de Inhumas, Dioji Ikeda, foi condenado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por ato de improbidade administrativa. Agora, ele terá que pagar uma multa civil no montante de 15 vezes o valor da última remuneração que recebeu, devidamente atualizado. O valor, segundo o MPGO, será revertido em favor do município.

Além da multa, o ex-prefeito teve os direitos políticos suspensos pelo período de cinco anos, não podendo contratar com o poder público, nem receber benefícios e incentivos fiscais pelo mesmo prazo.

Segundo Sólia Maria de Castro, promotora de Justiça, o ex-prefeito praticou “ato ímprobo, consistente na doação e cessão de lotes e áreas urbanas sem a existência de programa social com prévia constituição legal e sem previsão orçamentária” enquanto exercia o poder Executivo no município. Durante o ano eleitoral, em 2016, ele ainda promoveu doações, que é algo ilegal e fez com que Inhumas ficasse sem uma parte do acervo patrimonial.

De acordo com o juiz responsável, João Luiz da Costa Gomes, com atitudes, o ex-prefeito “afrontou os princípios da impessoalidade, moralidade e legalidade”, além de ter ignorado proibições legais para o período eleitoral.

O jornal Diário do Estado (DE) entrou em contato com a prefeitura de Inhumas, mas não teve resposta até a última atualização desta reportagem.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos