O ex-prefeito de Santa Inês (MA) foi preso após ser condenado por estupro e ter o seu recurso negado. O crime ocorreu no dia 28 de janeiro de 2016 e teve como vítima uma jovem missionária da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
José Ribamar da Costa Alves, ex-prefeito de Santa Inês, foi preso pela Polícia Civil na noite de quinta-feira (22) em Nova Olinda, onde atendia pacientes em uma unidade de saúde local. Ele foi condenado a oito anos de prisão por estupro em 2022, durante seu último ano como prefeito. Mesmo recorrendo da decisão em liberdade, teve o pedido negado, resultando na emissão do mandado de prisão.
A prisão do ex-prefeito foi realizada por agentes da Delegacia Regional de Santa Inês e ele será encaminhado ao sistema prisional para cumprir a pena. O crime cometido contra a jovem de 18 anos envolvida na campanha de venda de livros da igreja foi confirmado por exame de corpo de delito. Ribamar Alves teria oferecido comprar os livros por R$ 70 mil em troca de relações sexuais, levando a vítima a um motel, onde cometeu o abuso.
Segundo as investigações, o ex-prefeito teria intimidado e abusado da jovem, mesmo alegando que as relações foram consensuais. A Justiça considerou o abuso de poder e a intimidação, resultando na condenação de Ribamar Alves. O caso ganhou repercussão e gerou revolta na cidade de Santa Inês, onde o ex-prefeito exercia o cargo. Agora, ele enfrentará as consequências legais de seus atos.