Mata-leão, carro roubado, adolescente apreendido: O que se sabe sobre a morte do ex-prefeito de Taquaritinga, SP
Vanderlei Mársico, de 73 anos, foi encontrado morto dentro de casa na última quinta-feira (10). Principal hipótese da polícia é que ele tenha sido vítima de latrocínio.
A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte do ex-prefeito de Taquaritinga (SP), Vanderlei Mársico. Ele foi encontrado morto dentro de casa na última quinta-feira (10) e o corpo tinha sinais de violência.
Até o momento, a Polícia Civil deteve um suspeito de envolvimento no crime.
O corpo de Mársico foi enterrado na última sexta-feira (11) em Taquaritinga. Nas redes sociais, a filha dele, Patricia Mársico, expressou sua dor e revolta pela morte do pai.
Diligências têm sido feitas pela polícia de Taquaritinga para localizar os outros suspeitos.
QUEM ERA VANDERLEI MÁRSICO
O ex-prefeito tinha 73 anos, era pai de sete filhos e empresário de destaque no setor de comunicação.
Mársico fundou a rádio Canal Um (93.7 FM), a primeira emissora de rádio FM de Monte Alto, com ampla cobertura em mais de 180 cidades em São Paulo e em estados vizinhos como Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso. Além disso, era sócio de empresas como Tecmar, Graciela e Intercanal.
Chegou à chefia do Executivo em 2016, quando foi eleito prefeito com 35,44% dos votos no 2º turno. Em 2020, foi reeleito no 1º turno, com expressivos 49,55% dos votos.
QUANDO E COMO ELE FOI ENCONTRADO MORTO
Na manhã da última quinta-feira, uma funcionária encontrou o ex-prefeito morto dentro de casa quando chegava para o trabalho. Segundo a polícia, Mársico estava na cama, com as mãos e os pés amarrados por fios elétricos e de carregador de celular. Ele também estava coberto por uma manta e apresentava um ferimento na boca.
A Polícia Civil obteve imagens de uma câmera de segurança de um imóvel vizinho à casa. As imagens mostram três homens encapuzados entrando na residência na madrugada de quarta-feira (9).
QUAIS AS HIPÓTESES DA POLÍCIA PARA O CRIME
Mársico pode ter morrido em razão de um sufocamento, mas apenas o laudo do Instituto Médico Legal (IML) pode apontar a causa com precisão. A principal linha de investigação é a de que o ex-prefeito tenha sido vítima de latrocínio, que é roubo seguido de morte.
Ainda segundo a polícia, o interior da casa estava revirado, principalmente os quartos, o escritório e a sala, com gavetas e roupas espalhadas. O celular de Mársico e uma corrente de ouro não foram encontrados.
QUEM A POLÍCIA JÁ DETEVE POR SUSPEITA DO CRIME
No último sábado (12), a Polícia Civil deteve um adolescente de 17 anos em Tijucas (SC), a 933 quilômetros de Taquaritinga, por suspeita de participação no crime. O jovem confessou participação no crime, mas se negou a dar informações sobre os comparsas.
Novas diligências foram feitas para confirmar pontos importantes da investigação.
O QUE DIZ O SUSPEITO DETIDO
O adolescente confessou ter participado do crime, alegando que pulou o portão, encontrou a porta dos fundos aberta e foi direto para o quarto do ex-prefeito. Ele afirmou que Mársico estava vivo quando ele deixou a casa com os comparsas.
Ele já tem passagens por tráfico de drogas e furtos.
QUAL É A MOTIVAÇÃO DO CRIME
A motivação apresentada pelo adolescente é tratada com cautela pela polícia. Segundo ele, a discussão e as ameaças teriam motivado o crime. A polícia continua as investigações para esclarecer todos os pontos do caso.