Ex-presidente Bolsonaro comparece ao STF com medalha de Pacificador da Palma em julgamento crucial

ex-presidente-bolsonaro-comparece-ao-stf-com-medalha-de-pacificador-da-palma-em-julgamento-crucial

O ex-presidente Jair Bolsonaro (DE) compareceu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (25) vestindo um terno com um bottom que simboliza a medalha de Pacificador da Palma, a mais importante condecoração do Exército brasileiro. A medalha foi concedida a ele como um ato de bravura por ter salvado um colega mais de 40 anos atrás, em 1978, durante um exercício militar.

Durante a sessão da Primeira Turma da Corte, que está analisando a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro e outras sete pessoas estão tendo seus casos julgados. A honraria foi entregue ao ex-presidente em 2018, como reconhecimento por sua ação corajosa de resgate, realizada durante seu tempo como capitão reformado do Exército.

De acordo com as normas do Exército, a medalha de Pacificador com Palma é concedida a militares e civis brasileiros que se destacaram por atos pessoais de coragem e bravura, muitas vezes com risco de morte, no exercício de suas funções. Geralmente, a cerimônia de entrega da medalha acontece no Dia do Soldado, celebrado em 25 de agosto, mas no caso de Bolsonaro, a honraria foi entregue em 5 de dezembro de 2018, logo após sua vitória nas eleições presidenciais.

Durante o julgamento da denúncia contra Bolsonaro no STF, sua defesa foi sustentada por seu advogado, que ressaltou a importância de respeitar as decisões da Suprema Corte. A sessão da Primeira Turma do STF foi encerrada e a decisão sobre a tentativa de golpe foi adiada para o dia seguinte.

Em um gesto simbólico, Bolsonaro compareceu à sessão do STF utilizando a medalha de Pacificador da Palma, lembrando o ato de bravura de 1978 que lhe rendeu a condecoração. A presença do ex-presidente no Supremo reflete a importância do caso em análise e sua disposição em acompanhar de perto o desdobramento do julgamento. A história por trás da medalha destaca um momento de coragem e solidariedade que marcou a trajetória de Bolsonaro no Exército.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp